segunda-feira, 5 de agosto de 2024

Tomás Bastos na Nazaré: o triunfo do futuro

Tomás Bastos, a nova estrela do toureio a pé de Portugal, sobrinho neto do mítico e saudoso matador vilafranquense José Júlio, foi um verdadeiro furacão de vontade e de raça na gloriosa e já histórica corrida mista que este sábado marcou a temporada e encheu por completo a praça do Sítio da Nazaré.

Toureava ao lado de Borja Jiménez, como já no ano passado toureou ao lado de Morante e de Talavante, e também aqui não se sentiu inferiorizado ou enervado por estar a competir com o grande toureiro do momento. 

Pelo contrário, Tomás agigantou-se, respondeu a Borja em ousados e bonitos quites de capote (houve saudável picardia entre os dois e isso emocionou o público) e foi também um digno triunfador da noite nazarena, frente a toiros de verdade, exigentes (mais complicado o seu segundo, mas a que deu a volta com ofício e saber), de Manuel Veiga - a que nunca virou a cara.

Brindou a primeira faena ao muito aficionado Padre Vitor Melícias - que por certo abençoou a faena brilhante e inspirada do promissor toureiro - e a segunda a Borja Jiménez.

Mais um importante passo em frente de Tomás Bastos - o toureiro que tem cara de menino e alma e raça de toureiro adulto.

Fotos M. Alvarenga