quarta-feira, 7 de agosto de 2024

Toureiro que geriu muitos anos uma praça em Lagos: Manuel Rosa "Tatá" morreu aos 90 anos

Morreu este domingo, 4 de Agosto, com 91 anos, o antigo novilheiro, bandarilheiro, ganadeiro e empresário Manuel Rosa "Tatá" - que durante muitos anos geriu uma praça de toiros (portátil) à entrada da cidade de Lagos, no Algarve, depois de se ter estreado na actividade empresarial ao lado do também já falecido Fernando dos Santos.

Manuel Rosa "Tatá" (na foto, com sua Mulher, na Monumental de Madrid) era natural de Alandroal, onde nasceu a 2 de Junho de 1933.

Frequentou a Escola de Toureio da Golegã e posteriormente a Escola Arena, de Lisboa. Viveu alguns anos em Angola, onde actuou como novilheiro. Regressou a Portugal em 1975, depois da descolonização, tornando-se bandarilheiro. Tomou a alternativa em 1977, a 7 de Agosto, na desaparecida Monumental de Cascais.

Chegou a fundar uma escola de toureio na cidade de Setúbal, que no entanto durou pouco tempo. Em 1992 fundou a sua própria ganadaria, que pastava no Monte do Touril, em Mértola, acabando depois por vendê-la ao cavaleiro Tito Semedo.

Não são ainda conhecidos pormenores das cerimónias fúnebres.

À Família enlutada, endereçamos as mais sentidas condolências.

Que em paz descanse.

Foto Ricardo Relvas/Arquivo