quarta-feira, 18 de setembro de 2024

Francisco Maldonado Cortes dá que falar na recta final da temporada e ruma à alternativa no próximo ano

Já na recta final da temporada, está a marcar e a dar nas vistas o valoroso cavaleiro praticante Francisco Maldonado Cortes - que, ao que tudo indica, deverá tomar a alternativa no próximo ano, tornando-se assim o terceiro cavaleiro (em terceira geração) da afamada dinastia de Estremoz, depois de seu avô, Mestre José Maldonado Cortes, e de seu pai, Francisco Cortes.

O jovem Francisco teve um fim-de-semana de grande êxito, conquistando na Granja o prémio que estava em disputa para a melhor lide, como aqui noticiámos oportunamente; e obtendo depois outro êxito importante e forte na corrida que domingo se realizou em Vila Viçosa (com três quartos das bancadas preenchidos), como se pode constar nas fotos de cima, em que repartiu cartel com Luis Rouxinol Jr. (duas lides de muita raça) e António Telles filho (muito bem no seu primeiro toiro).

A 26 de Outubro toureia em Évora naquela que vai ser uma das últimas grandes corridas do ano.

Fotos Lobov photography



Francisco M. Cortes galvanizou o público no domingo em 
Estremoz; e no sábado ganhou o prémio para a melhor lide
na Granja (fotos de baixo)




Francisco Palha: a emoção e o risco marcam presença em Coruche a 29 de Setembro

A emoção e o risco marcam presença a 29 de Setembro em Coruche na Monumental do Sorraia! Lá estará Francisco Palha - toureiro que pisa sempre a linha vermelha!

Um desafio ganadero que vai colocar todos à prova!


Compre o seu bilhete na Ticketline ou através do telefone 300 501 989.


Ontem, 3ª feira: 14.661 leram o "Farpas"!

 

Visualizações
de páginas de hoje
 5 850 
Visualizações 
de página de ontem
14 661
Visualizações de páginas 
no último mês
495 226
Histórico total 
de visualizações 
de páginas

46 191 939


terça-feira, 17 de setembro de 2024

6 cavaleiros em Évora a 26 de Outubro

A Arena D'Évora vai ser ainda palco de uma última corrida no dia 26 de Outubro (sábado, pelas 17h00) com um cartel de seis cavaleiros e dois grupos de forcados.

Lidam-se seis toiros da ganadaria Passanha e toureiam Luis Rouxinol, Gilberto Filipe (que será homenageado pelos seus 20 anos de alternativa), João Moura Caetano, Joaquim Brito Paes, Paco Velásquez e o praticante Francisco Maldonado Cortes.

Pegam os forcados de Évora e Beja.

Bilhetes à venda na Ticketline e reservas pelo telefone 969 639 361.

Foto D.R.

Moita: indultado o novilho de Mata-o-Demo lidado pelo novo "Chibanga"

Regressou ao campo, indultado pela sua bravura e excelente comportamento, o novilho lidado no domingo na Moita pelo tanzaniano Eduardo "Chibanga", a nova estrela da Escola de Toureio e Tauromaquia da Moita, que lhe ministrou uma faena com muito valor e atitude, entusiasmando todos os presentes.

A Escola de Toureio e Tauromaquia da Moita emitiu um comunicado dando conta do indulto do novilho dos irmãos ganadeiros Agostinho e Manuel João Carreira (Mata-o-Demo), ressalvando também que João Mexia, já destacado aluno do matador "Cuqui" na mesma escola, também esteve a um grande nível perante um bom novilho da ganadaria Canas Vigouroux.

O comunicado termina com "um agradecimento muito especial a todos os toureiros que colaboram todos os anos com a nossa Escola".

Foto Pedro Batalha/cortesia Escola de Toureio e Tauromaquia da Moita

GFA de Cascais muda de cabo em Garvão a 10 de Maio do próximo ano

A mudança de cabo no Grupo de Forcados Amadores de Cascais esteve agendada para a corrida de 15 de Agosto em Messejana, mas os planos foram alterados. Foi agora oficialmente anunciado que será no dia 10 de Maio do próximo ano na tradicional corrida de toiros da Feira de Garvão.

Os Amadores de Cascais vão pegar seis toiros em solitário na tarde em que o cabo Paulo Loução se despede das arenas e passa o testemunho ao jovem Afonso Tomás da Cruz.

Foto D.R./GFA de Cascais

Palmas para Tomás Bastos ontem em Arganda del Rey

Tomás Bastos escutou palmas no primeiro novilho e foi silenciado no outro ontem em Arganda del Rey (Madrid), com lotação esgotada e grande ambiente em torno dos novilheiros.

Lidaram-se seis novilhos de Luis Algarra e com o novilheiro vilafranquense actuaram Aarón Palácios (ovação e silêncio) e Joel Ramírez (orelha e silêncio).

Foto Iván Andrés

João Telles ovacionado em Riaza e Sebastián Fernández em ombros com duas orelhas

João Ribeiro Telles toureou ontem em Riaza a substituir o anunciado Miguel Moura, na corrida em que foram impedidos de actuar os forcados Académicos de Coimbra e se lidaram toiros da ganadaria Couto de Fornilhos.

O cavaleiro da Torrinha foi silenciado no primeiro toiro e ovacionado no segundo, numa tarde em que o triunfador foi o rejoneador Sebastián Fernández, que cortou duas orelhas, uma a cada toiro, saindo em ombros (foto). Adrián Venegas foi silenciado num toiro e deu volta à arena no outro.

Foto D.R.

António Sousa: missa de 7º dia na 5ª feira em Évora

Celebra-se na próxima quinta-feira pelas 18h00 na Ermida de São Brás, em Évora, a missa de 7º dia por alma do saudoso empresário António Paes de Sousa, que morreu na semana passada com 92 anos de idade.

Era o decano dos empresários taurinos nacionais e em sociedade com o seu amigo de uma vida Quintano Paulo (falecido em 2015) geriu muitas das praças de toiros de Portugal, incluindo as do Campo Pequeno e de Évora. Grande aficionado, correu o mundo e assistiu, estima-se, a mais de 6.000 corridas de toiros.

Na foto de cima, António Sousa (à direita), com José Manuel Ferrera Paulo "Cachapim" (filho de Quintano Paulo e também ex-sócio do saudoso empresário que há uma semana nos deixou) e o eterno Joaquim Bastinhas.

Foto D.R.

Ontem, 2ª feira: 18.551 leram o "Farpas"!

 

Visualizações
de páginas de hoje
 5 137 
Visualizações 
de página de ontem
18 551
Visualizações de páginas 
no último mês
495 226
Histórico total 
de visualizações 
de páginas

46 176 565


Mara & Luis: irmãos Pimenta com importantes compromissos este fim-de-semana

Depois de dois triunfos importantes no último fim-de-semana em Sobrena (Cadaval) e em Moura, a cavaleira Mara Pimenta (foto de cima) regressa na sexta-feira à sua praça de Almeirim, onde há dois anos recebeu a alternativa.

Um cartel de alto nível em que Mara reparte praça com o Maestro Rui Salvador (que se despede do público de Almeirim), com João Moura Jr., Marcos Bastinhas, João Ribeiro Telles e João Salgueiro da Costa.

Pegam os forcados de Montemor e Alcochete e lidam-se seis toiros de Manuel Veiga.

Seu irmão Luis Pimenta (fotos de baixo), ainda cavaleiro amador, que tem baseado a sua actividade em arenas de Espanha, onde na últimas semanas cortou orelhas e saíu em ombros, vai fazer no sábado a sua estreia em Portugal actuando em Vila Franca de Xira no festejo de variedades taurinas/promoção aos novos valores comemorativo do 92º aniversário da data de fundação do GFA de Vila Franca e em que se homenageiam três dos seus emblemáticos forcados: o ex-cabo Jorge Faria, Carlos Teles "Caló" e José Dotti.

Luis Pimenta actua ao lado dos também cavaleiros amadores Vasco Veiga, Tomás Moura e Bruno Nery (estreia em público).

Pegam os Amadores de Vila Franca e lidam-se quatro novilhos cedidos pelas ganadarias de Paulo Caetano e Canas Vigouroux.

Fotos M. Alvarenga e D.R.


29 de Setembro: Desafio Ganadero em Coruche

Relembra a empresa Toiros com Arte: no próximo dia 29 de Setembro, domingo pelas 17h00, voltamos a celebrar a tauromaquia na Monumental do Sorraia em Coruche com um imponente Desafio Ganadero - Dr. António Silva vs Canas Vigouroux.

Actuam os cavaleiros Manuel Telles Bastos, Francisco Palha e António Ribeiro Telles filho, três diferentes estilos que, sempre verdadeiros ao seu conceito, querem triunfar!


Este será o primeiro desafio “em casa” para os Amadores de Coruche sob a liderança de João Prates, que partilham cartel com o histórico grupo de forcados de Vila Franca de Xira, liderado por Vasco Pereira.


Uma tarde de toiros a que ninguém não vai querer faltar!


Bilhetes à venda na Ticketline ou através do telefone 300 501 989.



Os triunfos de Caetano, Pedrito e Forcados de Monsaraz em Higuera - pela objectiva de José Luis Arizmendi

Fique agora com a reportagem fotográfica do nosso companheiro José Luis Arizmendi, director do site "Cosas del Toro", reputado repórter fotográfico espanhol, sobre a corrida que ontem se realizou em Higuera la Real (Badajoz) - uma tarde que, para lá de um triunfo apoteótico em duas lides inspiradas e de grande nível do cavaleiro João Moura Caetano (cortou três orelhas), ficou marcada pela reaparição de Pedrito de Portugal após cinco anos sem tourear, para celebrar o 30º aniversário da sua alternativa (ambos nas fotos de cima).

Moura Caetano reafirmou o momento sublime e de enorme esplendor que está a viver em mais uma temporada de consagrados triunfos, a tourear em todas as praças e para todos os públicos, tudo levando a crer que será novamente o líder do escalafón quando terminar a temporada. Toureou a gosto, pausadamente, com a arte e o temple que caracterizam a sua forma de interpretar o toureio.

Pedrito rubricou uma faena fabulosa premiada com duas orelhas e no segundo toiro do seu lote, que pinchou, foi ovacionado, perdendo as orelhas com a espada. Destaque para a excelente forma, a calmaria, o temple, a arte de sempre com que Pedrito ontem galvanizou o público, como se não tivesse estado parado cinco anos, como se andasse a tourear todos os dias. Incrível! E a pedir rapidamente repetição - em Portugal.

Os forcados Amadores de Monsaraz fizeram duas boas pegas aos toiros de Irmãos Moura Caetano lidados a cavalo pelo cavaleiro/ganadeiro - que obteve ontem um duplo triunfo em Higuera, depois de na noite anterior ter realizado outra grande lide na última corrida da Feira da Moita.

Os toiros para as lides a pé eram da também portuguesa ganadaria de Calejo Pires e tiveram igualmente nota alta.

O terceiro toureiro do cartel era o espanhol Juan Serrano "Finito de Córdoba", que há trinta anos foi testemunha da alternativa de Pedrito, concedida por Paco Ojeda em Badajoz

"Finito" denotou ontem uma grande baixa de forma. Foi assobiado num toiro e silenciado no outro, tendo protagonizado a cena raríssima de pinchar um dos toiros e ir embora, deixando-o recolher vivo aos currais, sem manifestar qualquer preocupação por isso... Nunca tal se houvera visto...

No final da corrida e embora as duas orelhas lhe abrissem a porta grande, Pedrito de Portugal não quis sair em ombros e Moura Caetano, solidário com a decisão do matador, também declinou essa honraria.

Fotos arizmendifotografo








Mais uma tarde importante na importantíssima temporada de
Moura Caetano: uma orelha no primeiro toiro e duas no outro



Pedrito fenomenal: como se andasse a tourear todos os dias!





Forcados de Monsaraz executaram duas boas pegas

"Finito de Córdoba" esteve muitos pontos abaixo do seu melhor

Antes da corrida, o empresário e os três toureiros descerraram
na parede da praça uma placa de azulejos com o cartaz desta
corrida
Pedrito fotografado com o empresário e apoderado António Nunes
O Maestro José António Campuzano
Paulo Caetano, João Moura Caetano e António Nunes
João Moura Caetano com os seus bandarilheiros Pedro Noronha e
Hugo David e o companheiro espanhol