segunda-feira, 16 de setembro de 2024

Vila Franca, 8 de Outubro: a última corrida de Rui Salvador



Os triunfos de Caetano, Pedrito e Forcados de Monsaraz em Higuera - pela objectiva de José Luis Arizmendi

Fique agora com a reportagem fotográfica do nosso companheiro José Luis Arizmendi, director do site "Cosas del Toro", reputado repórter fotográfico espanhol, sobre a corrida que ontem se realizou em Higuera la Real (Badajoz) - uma tarde que, para lá de um triunfo apoteótico em duas lides inspiradas e de grande nível do cavaleiro João Moura Caetano (cortou três orelhas), ficou marcada pela reaparição de Pedrito de Portugal após cinco anos sem tourear, para celebrar o 30º aniversário da sua alternativa (ambos nas fotos de cima).

Moura Caetano reafirmou o momento sublime e de enorme esplendor que está a viver em mais uma temporada de consagrados triunfos, a tourear em todas as praças e para todos os públicos, tudo levando a crer que será novamente o líder do escalafón quando terminar a temporada. Toureou a gosto, pausadamente, com a arte e o temple que caracterizam a sua forma de interpretar o toureio.

Pedrito rubricou uma faena fabulosa premiada com duas orelhas e no segundo toiro do seu lote, que pinchou, foi ovacionado, perdendo as orelhas com a espada. Destaque para a excelente forma, a calmaria, o temple, a arte de sempre com que Pedrito ontem galvanizou o público, como se não tivesse estado parado cinco anos, como se andasse a tourear todos os dias. Incrível! E a pedir rapidamente repetição - em Portugal.

Os forcados Amadores de Monsaraz fizeram duas boas pegas aos toiros de Irmãos Moura Caetano lidados a cavalo pelo cavaleiro/ganadeiro - que obteve ontem um duplo triunfo em Higuera, depois de na noite anterior ter realizado outra grande lide na última corrida da Feira da Moita.

Os toiros para as lides a pé eram da também portuguesa ganadaria de Calejo Pires e tiveram igualmente nota alta.

O terceiro toureiro do cartel era o espanhol Juan Serrano "Finito de Córdoba", que há trinta anos foi testemunha da alternativa de Pedrito, concedida por Paco Ojeda em Badajoz

"Finito" denotou ontem uma grande baixa de forma. Foi assobiado num toiro e silenciado no outro, tendo protagonizado a cena raríssima de pinchar um dos toiros e ir embora, deixando-o recolher vivo aos currais, sem manifestar qualquer preocupação por isso... Nunca tal se houvera visto...

No final da corrida e embora as duas orelhas lhe abrissem a porta grande, Pedrito de Portugal não quis sair em ombros e Moura Caetano, solidário com a decisão do matador, também declinou essa honraria.

Fotos arizmendifotografo








Mais uma tarde importante na importantíssima temporada de
Moura Caetano: uma orelha no primeiro toiro e duas no outro



Pedrito fenomenal: como se andasse a tourear todos os dias!





Forcados de Monsaraz executaram duas boas pegas

"Finito de Córdoba" esteve muitos pontos abaixo do seu melhor

Antes da corrida, o empresário e os três toureiros descerraram
na parede da praça uma placa de azulejos com o cartaz desta
corrida
Pedrito fotografado com o empresário e apoderado António Nunes
O Maestro José António Campuzano
Paulo Caetano, João Moura Caetano e António Nunes
João Moura Caetano com os seus bandarilheiros Pedro Noronha e
Hugo David e o companheiro espanhol

Só nos faltava mais esta...

São tantos e de todos os lados os ataques à tauromaquia... e agora, para ajudar à festa, ainda temos o caso de um cavaleiro tauromáquico envolvido, como testemunha, num processo em tribunal, suspeito de comprar cocaína numa bem conhecida casa de alterne no Vale de Santarém. Bonito serviço!

A história é hoje divulgada pelo "Correio da Manhã" e diz respeito ao início de um julgamento no Tribunal de Santarém de um antigo funcionário, de 44 anos, do afamado bar "La Siesta" no Vale de Santarém, que está a responder por, alegadamente, ter vendido droga a vários clientes quando trabalhava nesta casa.

Segundo o jornal , "um dos 'clientes', segundo o Despacho de Acusação a que o CM teve acesso, é um dos mais conhecidos cavaleiros tauromáquicos das praças portuguesas, que, no ano de 2022, comprou por diversas vezes uma quantidade não apurada de cocaína".

O cavaleiro, adianta o "CM", está arrolado como testemunha, mas faltou à primeira sessão do julgamento alegando ter sofrido uma doença súbita do foro intestinal. "O presidente do colectivo mandou notificá-lo para marcar presença na próxima sessão, em que vai ter de prestar depoimento sobre o seu envolvimento", informa o jornal.

Segundo ainda o "CM", "o cavaleiro, de 56 anos, foi um dos muitos consumidores apanhados na investigação policial que levou à detenção do funcionário do 'La Siesta' em Outubro de 2023, depois de meses de escutas telefónicas, vigilâncias e buscas domiciliárias e não domiciliárias".

O "CM" revela ainda que foi também detido outro homem de 63 anos, que explorou o restaurante "O Tapadão" na Tapada, concelho de Almeirim, também acusado de "vender droga não só no interior do estabelecimento, mas também noutros locais nas zonas de Almeirim e Santarém, mediante o combinado com os consumidores".

O bar "La Siesta" no Vale de Santarém foi durante décadas propriedade da empresária "Kikas", que o vendeu em Agosto do ano passado.

Foto M. Alvarenga



Novo "Chibanga" fez furor ontem na Moita

Depois da terceira corrida, com seis cavaleiros e três grupos de forcados, no sábado, que registou um boa entrada de três quartos (a que teve menos público, estranhamente, foi a de quinta-feira, que noutros tempos era a data forte e cheia da Feira de Setembro), a praça da Moita foi ontem palco de um festejo de oportunidade aos novos (pouco público nas bancadas) em que se destacou o jovem toureiro amador Eduardo "Chibanga", natural da Tanzânia, residente em Coruche e que é aluno do matador "Cuqui" na Escola de Toureio e Tauromaquia da Moita.

Toureou com valor e atitude (recebeu à porta da gaiola com uma larga afarolada de joelhos) um novilho de Mata-o-Demo, demonstrando que podemos estar perante um futuro caso do nosso toureio a pé.

Boas actuações, também, de Manuel León, António Grilo "Toninho" e David Gutiérrez (da Escola de Badajoz) , de Luis Rivero Muñoz (Escola de Galapagar) e João Mexia (Escola da Moita) - todos com muita raça e muito querer.

Abriu praça a cavaleira Mariana Avó, que voltou a deixar excelente imagem numa lide variada e aplaudida, tendo o novilho sido pegado à primeira por Guilherme Sousa, do Aposento da Moita.

Foram lidados novilhos de São Marcos, Mata-o-Demo e Canas Vigouroux.

O director deste festejo de variedades taurinas foi Ricardo Dias e esteve assessorado pelo médico veterinário Jorge Moreira da Silva.

Fotos Ramagens Ouro e Prata e António Lúcio/Facebook 


Mais logo não perca: grande reportagem de José Luis Arizmendi da corrida de ontem em Higuera la Real

Não perca mais logo aqui no "Farpas" uma grande reportagem do nosso estimado companheiro José Luis Arizmendi (fotos de baixo), director do site lascosasdeltoro.com e membro do júri dos prémios da Junta de Andaluzia e presidente da Associación Huelva y sus Fotógrafos, da corrida de ontem em Higuera la Real (Badajoz) em que triunfaram o cavaleiro João Moura Caetano (três orelhas) e o matador Pedrito de Portugal (duas orelhas), ambos nas fotos de cima, que reapareceu para comemorar trinta anos de alternativa, depois de cinco anos sem actuar, demonstrando continuar em grande forma, como se estivesse a tourear todos os dias.

Triunfo também dos Amadores de Monsaraz, que efectuaram duas pegas muito aplaudidas. Lidaram-se a cavalo dois toiros de Irmãos Moura Caetano e a pé quatro de Calejo Pires - duas ganadarias nacionais que estão a somar triunfos em Espanha nesta temporada.

O matador "Finito de Córdoba" foi assobiado num toiro e silenciado no outro. Tarde para esquecer.

Fotos arizmendifotografo


Tomás Bastos toureia hoje em Arganda del Rey (Madrid)

Tomás Bastos toureia esta segunda-feira em Arganda del Rey (Madrid) na importante Feira de Novilhadas.

Lidam-se seis novilhos de Luis Algarra e com a nova estrela do toureio português actuam Aarón Palácio e Joel Ramirez.

Foto M. Alvarenga

A arte do clássico Manuel Telles Bastos em 29 de Setembro em Coruche

A arte do clássico Manuel Telles Bastos a 29 de Setembro em Coruche na Monumental do Sorraia!

Um desafio ganadero que vai colocar todos à prova!


Compre o seu bilhete na Ticketline ou através do telefone 300 501 989.


Forcados Académicos de Coimbra não foram autorizados a pegar hoje em Riaza

Jaime Amante - O Governo e a Junta Directiva de Castilla y León não permite a participação de Forcados em Riaza e no seu território. A Comissão Taurina do Ayuntamiento de Riaza (Segóvia) foi impedida de efectuar o respectivo seguro para a participação dos Forcados Académicos de Coimbra na corrida que hoje se vai realizar na Plaza Mayor desta cidade espanhola e em que se lidam toiros da ganadaria portuguesa Couto de Fornilhos e actua o cavaleiro Miguel Moura ao lado dos rejoneadores Sebastián Fernández e Adrián Venegas.

Castela e Leão é uma comunidade autónoma espanhola, classificada como «comunidade histórica e cultural» no seu Estatuto de Autonomia. Estabelecida enquanto pré-autonomia, em 1978, é oficializada como comunidade autónoma em 1983.


Situada no norte da meseta da Península Ibérica, no noroeste de Espanha, é, em termos de área, a maior comunidade espanhola. Compõe-se de nove províncias: Ávila, Burgos, Léon, Palência, Salamanca, Zamora, Segóvia, Sória e Valladolid.


O episódio de hoje - 16 de Setembro - não foi o primeiro nem o único, pois já várias vezes se tem tentado incluir a participação de grupos de forcados portugueses, como complemento das corridas de rejoneio, e tal facto raramente é permitido nesta Comunidade.


Recordar que a participação de um Grupo de Forcados num espectáculo taurino em Espanha não está reconhecida nem prevista em nenhum regulamento taurino (existem vários regulamentos taurinos indexados ás respectivas Comunidades Autonómicas) e, como tal, deve sempre ser solicitada a sua autorização, acompanhada de um seguro de acidentes que garanta a assistência médica aos componentes do grupo.


Na foto de cima, os Académicos de Coimbra na semana passada em Baza com o matador Cayetano Rivera Ordoñez. Em baixo, o cartaz da Feira Taurina de Riaza, onde estavam anunciados hoje.


Foto Simão Brites


6ª feira em Almeirim: a próxima grande corrida da temporada