terça-feira, 15 de outubro de 2024

Em 1979 houve uma corrida de Gala à Antiga Portuguesa na Monumental do México

Ana Malta Ramalho (neta de Simão Malta) e Bernardo Patinhas (filho de João Patinhas) vão participar esta quinta-feira, 17 de Outubro, numa tertúlia no programa taurino online "Arte y Emoción" na rede social Facebook (onde pode ser ouvido) - a propósito da grande homenagem que no próximo dia 17 de Novembro será feita pelos Forcados Amadores de México na Monumental Plaza México aos primeiros forcados de Portugal que pegaram toiros no México.

Como ontem aqui recordámos em pormenor, Simão Malta capitaneou o primeiro grupo de forcados que pegou naquele país - no ano de 1970. E em 1976, João Patinhas comandou o primeiro grupo (Évora) que pegou na Monumental Plaza México. E serão estes dois cabos (a título póstumo), mais os forcados que integraram estes dois grupos, que serão homenageados em nome dos valores e das tradições que incutiram na aficion mexicana ao ponto de provocar a fundação de vários grupos de forcados mexicanos hoje em dia existentes.

E a propósito desta homenagem no México aos forcados pioneiros de Portugal, várias informações nos vão chegando, trazidas precisamente por antigos forcados que integraram algumas das formações que actuaram naquele país.

Rogério Antunes, por exemplo, emblemático forcado de Vila Franca que integrou algumas das formações dos Forcados Lusitanos comandados por Fernando Hilário em digressões à América Latina, recorda ao "Farpas":

"O Fernando Hilário em 1979 levou ao México uma selecção de forcados de Portugal constituída por elementos dos grupos de Tomar, Lisboa, Vila Franca, Montijo, Montemor e Moita. Foram para pegar cinco corridas, por motivos vários acabaram por pegar uma corrida na Plaza México em Fevereiro de 1979. No ano seguinte, 1980, a mesma selecção pegou na corrida de abertura da temporada no Campo Pequeno. Nesse mesmo ano de 1980, forma-se o Grupo de Forcados Amadores Lusitanos comandado por Fernando Hilário e é nesse ano de 1980 ou 1981 que foram a Caracas, na Venezuela".

Também o antigo e recordado forcado António Manuel Inácio "Necas" nos fez chegar uma série de documentação referente à primeira e única corrida de gala à antiga portuguesa que se realizou na Monumental Plaza México - no dia 4 de Fevereiro de 1979, na qual Rogério Antunes fez uma pega histórica aplaudida por 60 mil aficionados mexicanos e que foi relatada ao tempo no jornal "A Capital" (cujo recorte reproduzimos em baixo) pelo crítico taurino José António Lázaro, que acompanhou esta digressão dos forcados portugueses.

O grupo era comandado por Fernando Batista Hilário e composto por Rogério Amaro, António Manuel Barata GomesCarlos Serra, António Inácio, António Lapa, Francisco Costa, Francisco Tomás, Rogério Antunes, José Luis Figueiredo, Miguel Dentinho, Maximino Luis e Pedro Loureiro Júnior, bem como o bandarilheiro Manuel Badajoz e ainda o crítico Virgílio Palma Fialho.

Nesta única corrida de gala à antiga portuguesa na Plaza México actuaram os cavaleiros Gastón Santos e Pedro Loureiro e também houve matadores: o nosso Ricardo Chibanga e o mexicano Jesús Solorzano.

Fotos D.R.

António Inácio "Necas" e Rogério Antunes
A reportagem de José António Lázaro no jornal "A Capital"
Imprensa mexicana deu grande destaque à primeira e única
corrida de Gala à Antiga Portuguesa realizada em 1979 na
Monumental do México (cartaz em baixo)