Os responsáveis pela Casa do Toureio na mesa, com os toureiros Salgueiro da Costa e Paco Velásquez |
Aspecto da apresentação do novo projecto tauromáquico, 6ª feira passada, na Quinta de S. José da Peramanca, em Évora, propriedade da ilustre Família Murteira Grave |
Os anfitriões, Dr. Joaquim Grave e João Grave, com Francisco Borges |
Mariana Vasconcellos e o cavaleiro João Salgueiro da Costa, que passa a ser apoderado pelo novo grupo Casa do Toureio |
Os três directores do novo projecto: António dos Santos, Miguel Ortega Cláudio e Rui Gato Rodrigues |
Francisco Borges e Miguel Ortega Cláudio |
Os repórteres fotográficos João Silva, Maria João Mil-Homens e Armando Alves |
Manolo Rodríguez, Rafael Vilhais, José Manuel Ferreira Paulo (Cachapim) e Joaquim Pataca |
Foi apresentado na sexta-feira o projecto Casa do Toureio, que se propõe "apoderar e gerir as carreiros dos artistas tauromáquicos, de modo a oferecer qualidade e profissionalismo" quer às empresas a que fornecer os seus trabalhos, quer aos artistas que vier a representar. O acto reuniu alguns aficionados e artistas e teve lugar na Quinta de S. José da Peramanca, em Évora, propriedade da ilustre Família Murteira Grave.
Rui Gato Rodrigues, antigo forcado e empresário taurino, sócio de Vasco Durão na empresa Verdadeira Festa, que gere a praça de Reguengos de Monsaraz, é o director de Planeamento e Execução deste novo projecto e era, até sexta-feira, o único rosto visível do mesmo. Agora, ficou a saber-se que também integram a Casa do Toureio o antigo crítico tauromáquico (que entretanto se retirou da actividade) Miguel Ortega Cláudio, que será responsável pelo pelouro da Comunicação e Publicidade; António dos Santos, director de Operações e Logística: Lourdes Garcia Torrado, directora administrativa; Vicente Bejarano, antigo matador de toiros sevilhano, que exercerá as funções de director artístico para a área do toureio a pé; e a Drª Debora Belo, directora clínica.
Este novo grupo vai apoderar em 2016 o cavaleiro praticante João Salgueiro da Costa, os cavaleiros amadores Francisco e António Núncio e o matador de toiros Paco Velásquez.
"O nosso objectivo - explicou Rui Gato Rodrigues na apresentação da Casa do Toureio - passa por criar soluções completas que permitam eliminar custos desnecessários, minimizar processos burocráticos e automatizar tarefas, permitindo assim um aumento real da produtividade dos nossos clientes, livre de preocupações, com um atendimento personalizado, permanente e único".
O novo grupo propõe-se gerir as carreiras de artistas tauromáquicos, tratar dos contratos, da imagem, da comunicação e também proporcionar preparação física e nutricionista aos toureiros; e colocar à disposição dos interessados a assessoria de promotores de espectáculos, contactos com entidades oficiais, equipa médica de apoio ao espectáculo, seguro de responsabilidade civil e preparação de documentação de licenciamento do espectáculo.
Fotos Florindo Piteira/www.pitonapiton.com