quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Serafim Canelas: antigo forcado dos Amadores Lusitanos sofre grave acidente de viação

Serafim Canelas pegando um toiro da ganadaria de Hubert Yonnet em Agosto
de 1988 na praça francesa de Arles, numa corrida em que os Forcados Lusitanos
alcançaram grande triunfo e onde o cartel integrava também os cavaleiros lusos
Gustavo Zenkl e Pedro Franco e os franceses Luc Jalabert e Marie Sara
O Grupo de Forcados Amadores Lusitanos, aqui sob o comando de Francisco
Costa Montezo, no final dos anos 80 numa corrida pela Feira das Cebolas na
praça de Portalegre. Em baixo, Serafim Canelas (primeiro da esquerda,
ao lado de Joaquim Fino) e, à direita, numa foto actual



Serafim Canelas (fotos), antigo forcado dos Amadores Lusitanos (grupo fundado por Fernando Hilário e que posteriormente foi também chefiado por Francisco Costa Montezo e outros) está internado no Hospital do Espírito Santo em Évora, depois de na noite do passado domingo ter sofrido um acidente de viação na estrada para Arraiolos, onde vive e de onde é natural.
O antigo forcado, que se iniciou em 1987 nos Lusitanos pela mão de dois outros elementos do grupo igualmente naturais de Arraiolos, Joaquim Fino (a seu lado, à direita, na foto da esquerda) e Manuel Cascalho, permanecendo no grupo até à sua extinção, fora a Évora buscar a Mãe e regressavam ambos a casa quando numa curva o seu automóvel colidiu de frente com uma outra viatura que circulava em sentido contrário, não estando ainda apuradas as circunstâncias que motivaram o desastre.
Serafim Canelas, de 42 anos, sofreu fracturas numa perna e no osso da bacia e ainda uma lesão grave no baço e o seu estado, embora grave, é estável, encontrando-se internado na unidade SO. Sua Mãe, Maria Jacinta, foi transferida para o Hospital de S. José, em Lisboa, onde foi operada e também se encontra em estado considerado grave, mas livre de perigo.
Serafim Canelas começou a pegar com apenas 14 anos e nos seus inícios, nas digressões dos Amadores Lusitanos a França, era a "mascote do grupo".

Fotos D.R. e Henrique de Carvalho Dias