Serafim Canelas (fotos), antigo forcado dos Amadores Lusitanos (grupo fundado por Fernando Hilário e que posteriormente foi também chefiado por Francisco Costa Montezo e outros) está internado no Hospital do Espírito Santo em Évora, depois de na noite do passado domingo ter sofrido um acidente de viação na estrada para Arraiolos, onde vive e de onde é natural.
O antigo forcado, que se iniciou em 1987 nos Lusitanos pela mão de dois outros elementos do grupo igualmente naturais de Arraiolos, Joaquim Fino (a seu lado, à direita, na foto da esquerda) e Manuel Cascalho, permanecendo no grupo até à sua extinção, fora a Évora buscar a Mãe e regressavam ambos a casa quando numa curva o seu automóvel colidiu de frente com uma outra viatura que circulava em sentido contrário, não estando ainda apuradas as circunstâncias que motivaram o desastre.
Serafim Canelas, de 42 anos, sofreu fracturas numa perna e no osso da bacia e ainda uma lesão grave no baço e o seu estado, embora grave, é estável, encontrando-se internado na unidade SO. Sua Mãe, Maria Jacinta, foi transferida para o Hospital de S. José, em Lisboa, onde foi operada e também se encontra em estado considerado grave, mas livre de perigo.
Serafim Canelas começou a pegar com apenas 14 anos e nos seus inícios, nas digressões dos Amadores Lusitanos a França, era a "mascote do grupo".
Fotos D.R. e Henrique de Carvalho Dias