domingo, 17 de abril de 2016

México: Pablo Hermoso reencontra toureiro a quem salvou a vida há 9 anos



Tarde de particular significado aquela que ontem se viveu na praça "Alberto Balderas" em Ciudad Lerdo (Durango), no México, onde Pablo Hermoso de Mendoza foi ovacionado nos dois toiros que enfrentou e onde repartiu cartel com os matadores António Lomelín (ovação e duas orelhas e rabo simbólicos após ter indultado o seu segundo toiro) e Jorge Mata, que cortou uma orelha ao único novilho que enfrentou e que pertencia à ganadaria Santiago, sendo os restantes de Puerta Grande, Refugio Peña e Marcos Garfias.
Tarde de grande emoções porque regressava às arenas um toureiro ferido de gravidade há nove anos na praça de Villahermosa, numa tarde em que actuava também com Pablo Hermoso. A cornada foi gravíssima e valeu ao toureiro mexicano, nessa fatídica tarde, a pronta intervenção de Pablo Hermoso, acudindo-o, tapando-lhe a ferida, salvando-lhe a vida.
As sequelas foram graves, já que tiveram que amputar uma perna a Jorge Mata e, depois de muito esforço, muita preparação física e muita vontade, regressou ontem às arenas para lidar um novilho em público. A sua lide foi brindada a Pablo Hermoso de Mendoza (foto ao lado), sendo testemunhas do brinde os dois filhos menores de Jorge Mata.

Fotos Juan Andrés H. Mendoza/Farpas