Rui Bento, Drª Paula Resende e Dr. Paulo Pereira ontem na apresentação dos primeiros grandes cartéis de 2019 no Campo Pequeno - que Miguel Alvarenga vai a seguir analisar detalhadamente |
João Telles, Rouxinol Jr. e Francisco Palha: o cartel de juventude e alta competição na noite de comemoraçao dos 75 anos da ganadaria Murteira Grave a 25 de Julho |
Rui Bento diz tudo neste sorriso, na entrevista a Hugo Calado. Missão cumprida. Os primeiros cinco cartéis são de se lhes tirar o chapéu |
Os cinco primeiros cartéis do Campo Pequeno são de se lhes tirar o chapéu. E há uma agradável e vistosa mudança de imagem nos cartazes. A melhor notícia para os aficionados é esta: o IVA desceu, o preço dos bilhetes vai descer também
Miguel Alvarenga - Com a mesa, como habitual, composta pela administradora do Campo Pequeno, Drª Paula Mattamouros Resende, ladeada por Rui Bento e o Dr. Paulo Pereira, a empresa fez ontem a apresentação oficial das cinco primeiras corridas (até final de Julho) e da novilhada. Casa cheia, na arena, e a presença da maioria dos toureiros e forcados que integram os primeiros elencos, além de outros. Quase toda a imprensa taurina e até um doido, que não se percebeu bem se era um anti, que no início começou aos berros, mas depressa foi abafado pelos seguranças da empresa e retirado do espaço.
Importantes as palavras da Drª Paula Resende, que anunciou a descida dos preços dos bilhetes e se congratulou pelas brilhantes vitórias da Tauromaquia durante o defeso, não deixando de criticar a "infelicidade das declarações da ministra da Justiça". Um discurso curto, mas eloquente e oportuno.
Rui Bento passou de seguida a anunciar a composição dos primeiros cartéis, sem primeiro deixar de enaltecer, muito justa e merecidamente, o extraordinário trabalho que tem sido feito pela PróToiro e o êxito enorme que constituiu, no fim-de-semana passado, a realização do Dia da Tauromaquia. Já na parte final da sua intervenção, repetiu o que disse nos dois últimos anos e que não era, aliás, novidade para ninguém: um ano mais, a empresa fez tudo para trazer Diego Ventura, as relações com o toureiro e os apoderados continuam a ser as melhores, mas... uma vez mais, a questão monetária falou mais alto, alto demais, deu a entender - e tudo ficou outra vez em águas de bacalhau. Tenhamos esperança e fé: um dia, Ventura há-de voltar a empolgar a aficion lisboeta.
A abertura será a 11 de Abril com três triunfadores: António Telles, Rui Fernandes e Duarte Pinto, forcados de Montemor e Vila Franca e toiros de António Silva (75 anos da fundação da ganadaria). A 16 de Maio, outro cartel de alto nível com Luis Rouxinol, Pablo Hermoso de Mendoza e João Moura Júnior, forcados de Lisboa e de Évora e toiros de Romão Tenório.
Como acrescento ao que já estava anunciado na novilhada (sábado, 18 de Maio), adiantou a presença do novilheiro de Nave de Haver, aluno da Escola Taurina de Salamanca, Leonardo Passareira, jovem toureiro que este fim-de-semana actuará no Bolsín do Carnaval de Ciudad Rodrigo. Os outros dois novilheiros serão anunciados mais tarde, espera-se pela evolução dos alunos das várias escolas nos meses de Março e Abril e depois se decidirá.
As maiores Figuras do toureio a cavalo marcam presença nas cinco primeiras corridas, Pablo Hermoso é o único já contratado para duas noites (16 de Maio e 5 de Setembro) e, para já, a única estrela do toureio a pé espanhol anunciada é Cayetano Rivera Ordoñez, que há uns anos já estivera anunciado para vir a Lisboa e depois acabou por ser substituído por haver sofrido uma lesão.
Um dos grandes momentos da primeira parte da temporada será a homenagem à memória de Joaquim Bastinhas a 6 de Junho. E é nessa corrida (mista) que actuará Cayetano, formando cartel com o Maestro João Moura e com Marcos Bastinhas.
Outra corrida importante é a de homenagem aos Açores, a 11 de Julho, onde confirma a sua alternativa o cavaleiro terceirense Tiago Pamplona e actuam os dois grupos de forcados açoreanos, os da Tertúlia Terceirense e os do Ramo Grande.
No que a ganadarias diz respeito, volta a haver uma aposta no toiro-toiro. A época abre a 11 de Abril com a ganadaria do Dr. António Silva, que comemora o seu 75º aniversário e a 25 de Julho assinalam-se também os 75 anos da fundação da emblemática ganadaria Murteira Grave. Regressam as ganadarias de Romão Tenório (16 de Maio) e Varela Crujo (6 de Junho) e estreiam-se em Lisboa as de António Raul Brito Paes, do Engº Jorge de Carvalho e de Manuel Calejo Pires.
Um espectáculo extra, mas oferecido aos abonados, será o da Capeia Arraiana, tauromaquia popular tradicional do concelho do Sabugal, que volta ao Campo Pequeno no dia 8 de Junho (sábado).
A segunda parte da temporada terá outras cinco corridas, cujos elencos não foram ainda definidos, mas de que já há alguma estrutura desenhada, havendo a destacar duas corridas à sexta-feira (23 de Agosto e 27 de Setembro): a 8 de Agosto comemoram-se os 35 anos de alternativa de Rui Salvador; a 23 de Agosto será uma corrida mista, com dois matadores nacionais e a estreia da ganadaria Calejo Pires na capital; a 5 de Setembro é a apresentação em Lisboa de Guillermo Hermoso de Mendoza e a repetição de Pablo; a 27 de Setembro será a corrida de comemoração dos 75 anos do Grupo de Forcados Amadores de Lisboa, que pega em solitário, sendo o cartel de três cavaleiros - segundo Rui Bento, formado por três dos que já estão anunciados na primeira parte e que justifiquem voltar ao Campo Pequeno; e a 10 de Outubro, a temporada encerra com a tradicional corrida de Gala transmitida pela RTP.
Embora isso não tenho sido ontem anunciado, uma das corridas da segunda parte pode ser a da TVI, a 23 de Agosto ou a 27 de Setembro (as duas que serão à sexta-feira).
Como grande inovação, a nova e arejada imagem dos cartazes, este ano da responsabilidade da equipa gráfca do site tauronews.com. Todos os cartazes têm como pano de fundo imagens emblemáticas de Lisboa - o que pode constituir um excelente chamariz a nível de turismo.
Por exemplo: o cartaz de 16 de Maio mostra-nos Rouxinol, Hermoso e Moura Jr. diante do Padrão dos Descobrimentos; a corrida dos 75 anos da ganadaria Murteira Grave é ilustrada com um toiro em frente à Sé e diante do eléctrico nº 28; há toiros no Parque Eduardo VII e pegas em Monsanto; o cartaz da corrida do aniversário da alternativa de Rui Salvador mostra-nos o cavaleiro nos Restauradores; o da apresentação de Guillermo Hermoso leva o jovem rejoneador e o seu pai, Pablo Hermoso, até ao Rossio; e o da homenagem a Bastinhas retrata o saudoso cavaleiro diante da Torre de Belém, com a bonita particularidade de se manter ao lado a assinatura de Emílio - também como forma de homenagear aquele que foi a maior referência dos últimos anos da fotografia taurina (ao lado).
Os Abonos têm significativos descontos de 20% sobre o valor da temporada e de 25% a pronto pagamento. As renovações e trocas decorrem entre 28 de Fevereiro (ontem) e 8 de Março e os novos abonos podem ser adquiridos a partir de 8 de Março. O pagamento pode ser em duas prestações (Março e Abril) ou em quatro (Março, Abril, Maio e Junho).
Já a seguir, não perca a análise detalhada de Miguel Alvarenga aos primeiros cartéis anunciados ontem.
Fotos Maria Mil-Homens e D.R.