sexta-feira, 1 de março de 2019

Campo Pequeno: grandes cartéis, inovação na imagem dos cartazes e bilhetes mais baratos

Rui Bento, Drª Paula Resende e Dr. Paulo Pereira ontem na apresentação dos
primeiros grandes cartéis de 2019 no Campo Pequeno - que Miguel Alvarenga
vai a seguir analisar detalhadamente
A aposta numa nova, arejada e significativa imagem dos cartazes, todos eles
com locais emblemáticos da capital como pano de fundo, que pela primeira
vez são elaborados pela magnífica equipa gráfica do site tauronews.com
João Telles, Rouxinol Jr. e Francisco Palha: o cartel de juventude e alta
competição na noite de comemoraçao dos 75 anos da ganadaria Murteira
Grave a 25 de Julho
Rui Bento diz tudo neste sorriso, na entrevista a Hugo Calado. Missão
cumprida. Os primeiros cinco cartéis são de se lhes tirar o chapéu
Marcos Bastinhas entrevistado ontem no Campo Pequeno. Em baixo, o cartaz
da corrida de homenagem à memória do Maestro Joaquim Bastinhas - com a
particularidade de se ter mantido, em destaque, a assinatura de Emílio, como
forma de render tributo, também, ao saudoso fotógrafo


Os cinco primeiros cartéis do Campo Pequeno são de se lhes tirar o chapéu. E há uma agradável e vistosa mudança de imagem nos cartazes. A melhor notícia para os aficionados é esta: o IVA desceu, o preço dos bilhetes vai descer também

Miguel Alvarenga - Com a mesa, como habitual, composta pela administradora do Campo Pequeno, Drª Paula Mattamouros Resende, ladeada por Rui Bento e o Dr. Paulo Pereira, a empresa fez ontem a apresentação oficial das cinco primeiras corridas (até final de Julho) e da novilhada. Casa cheia, na arena, e a presença da maioria dos toureiros e forcados que integram os primeiros elencos, além de outros. Quase toda a imprensa taurina e até um doido, que não se percebeu bem se era um anti, que no início começou aos berros, mas depressa foi abafado pelos seguranças da empresa e retirado do espaço.
Importantes as palavras da Drª Paula Resende, que anunciou a descida dos preços dos bilhetes e se congratulou pelas brilhantes vitórias da Tauromaquia durante o defeso, não deixando de criticar a "infelicidade das declarações da ministra da Justiça". Um discurso curto, mas eloquente e oportuno.
Rui Bento passou de seguida a anunciar a composição dos primeiros cartéis, sem primeiro deixar de enaltecer, muito justa e merecidamente, o extraordinário trabalho que tem sido feito pela PróToiro e o êxito enorme que constituiu, no fim-de-semana passado, a realização do Dia da Tauromaquia. Já na parte final da sua intervenção, repetiu o que disse nos dois últimos anos e que não era, aliás, novidade para ninguém: um ano mais, a empresa fez tudo para trazer Diego Ventura, as relações com o toureiro e os apoderados continuam a ser as melhores, mas... uma vez mais, a questão monetária falou mais alto, alto demais, deu a entender - e tudo ficou outra vez em águas de bacalhau. Tenhamos esperança e fé: um dia, Ventura há-de voltar a empolgar a aficion lisboeta.
A abertura será a 11 de Abril com três triunfadores: António Telles, Rui Fernandes e Duarte Pinto, forcados de Montemor e Vila Franca e toiros de António Silva (75 anos da fundação da ganadaria). A 16 de Maio, outro cartel de alto nível com Luis Rouxinol, Pablo Hermoso de Mendoza e João Moura Júnior, forcados de Lisboa e de Évora e toiros de Romão Tenório.
Como acrescento ao que já estava anunciado na novilhada (sábado, 18 de Maio), adiantou a presença do novilheiro de Nave de Haver, aluno da Escola Taurina de Salamanca, Leonardo Passareira, jovem toureiro que este fim-de-semana actuará no Bolsín do Carnaval de Ciudad Rodrigo. Os outros dois novilheiros serão anunciados mais tarde, espera-se pela evolução dos alunos das várias escolas nos meses de Março e Abril e depois se decidirá.
As maiores Figuras do toureio a cavalo marcam presença nas cinco primeiras corridas, Pablo Hermoso é o único já contratado para duas noites (16 de Maio e 5 de Setembro) e, para já, a única estrela do toureio a pé espanhol anunciada é Cayetano Rivera Ordoñez, que há uns anos já estivera anunciado para vir a Lisboa e depois acabou por ser substituído por haver sofrido uma lesão.
Um dos grandes momentos da primeira parte da temporada será a homenagem à memória de Joaquim Bastinhas a 6 de Junho. E é nessa corrida (mista) que actuará Cayetano, formando cartel com o Maestro João Moura e com Marcos Bastinhas.
Outra corrida importante é a de homenagem aos Açores, a 11 de Julho, onde confirma a sua alternativa o cavaleiro terceirense Tiago Pamplona e actuam os dois grupos de forcados açoreanos, os da Tertúlia Terceirense e os do Ramo Grande.
No que a ganadarias diz respeito, volta a haver uma aposta no toiro-toiro. A época abre a 11 de Abril com a ganadaria do Dr. António Silva, que comemora o seu 75º aniversário e a 25 de Julho assinalam-se também os 75 anos da fundação da emblemática ganadaria Murteira Grave. Regressam as ganadarias de Romão Tenório (16 de Maio) e Varela Crujo (6 de Junho) e estreiam-se em Lisboa as de António Raul Brito Paes, do Engº Jorge de Carvalho e de Manuel Calejo Pires.
Um espectáculo extra, mas oferecido aos abonados, será o da Capeia Arraiana, tauromaquia popular tradicional do concelho do Sabugal, que volta ao Campo Pequeno no dia 8 de Junho (sábado).
A segunda parte da temporada terá outras cinco corridas, cujos elencos não foram ainda definidos, mas de que já há alguma estrutura desenhada, havendo a destacar duas corridas à sexta-feira (23 de Agosto e 27 de Setembro): a 8 de Agosto comemoram-se os 35 anos de alternativa de Rui Salvador; a 23 de Agosto será uma corrida mista, com dois matadores nacionais e a estreia da ganadaria Calejo Pires na capital; a 5 de Setembro é a apresentação em Lisboa de Guillermo Hermoso de Mendoza e a repetição de Pablo; a 27 de Setembro será a corrida de comemoração dos 75 anos do Grupo de Forcados Amadores de Lisboa, que pega em solitário, sendo o cartel de três cavaleiros - segundo Rui Bento, formado por três dos que já estão anunciados na primeira parte e que justifiquem voltar ao Campo Pequeno; e a 10 de Outubro, a temporada encerra com a tradicional corrida de Gala transmitida pela RTP.
Embora isso não tenho sido ontem anunciado, uma das corridas da segunda parte pode ser a da TVI, a 23 de Agosto ou a 27 de Setembro (as duas que serão à sexta-feira).
Como grande inovação, a nova e arejada imagem dos cartazes, este ano da responsabilidade da equipa gráfca do site tauronews.com. Todos os cartazes têm como pano de fundo imagens emblemáticas de Lisboa - o que pode constituir um excelente chamariz a nível de turismo.
Por exemplo: o cartaz de 16 de Maio mostra-nos Rouxinol, Hermoso e Moura Jr. diante do Padrão dos Descobrimentos; a corrida dos 75 anos da ganadaria Murteira Grave é ilustrada com um toiro em frente à e diante do eléctrico nº 28; há toiros no Parque Eduardo VII e pegas em Monsanto; o cartaz da corrida do aniversário da alternativa de Rui Salvador mostra-nos o cavaleiro nos Restauradores; o da apresentação de Guillermo Hermoso leva o jovem rejoneador e o seu pai, Pablo Hermoso, até ao Rossio; e o da homenagem a Bastinhas retrata o saudoso cavaleiro diante da Torre de Belém, com a bonita particularidade de se manter ao lado a assinatura de Emílio - também como forma de homenagear aquele que foi a maior referência dos últimos anos da fotografia taurina (ao lado).
Os Abonos têm significativos descontos de 20% sobre o valor da temporada e de 25% a pronto pagamento. As renovações e trocas decorrem entre 28 de Fevereiro (ontem) e 8 de Março e os novos abonos podem ser adquiridos a partir de 8 de Março. O pagamento pode ser em duas prestações (Março e Abril) ou em quatro (Março, Abril, Maio e Junho).

Já a seguir, não perca a análise detalhada de Miguel Alvarenga aos primeiros cartéis anunciados ontem.

Fotos Maria Mil-Homens e D.R.