domingo, 22 de setembro de 2019

Apesar dos movimentos contra: realizaram-se mais corridas de toiros este Verão do que no ano anterior



Pese embora a acção dos movimentos e dos partidos contra, este Verão realizaram-se mais corridas de toiros e que registaram quase sempre praças cheias. Em declarações ao jornal "Público", o secretário-geral da Federação PróToiro, Hélder Milheiro, considera que se trata de "uma reacção contra quem quer proibir os direitos dos outros".
"O PAN teve uma subida fulgurante nos resultados das eleições europeias e as manifestações e marchas anti-touradas têm sido frequentes, mas os espetáculos tauromáquicos não têm caído por isso: de acordo com o 'Público', que cita dados da Inspeção-Geral das Actividades Culturais (IGAC), neste verão houve até mais touradas do que em igual período do ano passado", lê-se hoje no portal "Observador".
Em Julho do ano passado houve 18 espectáculos tauromáquicos e no mesmo mês este ano realizaram-se 21. Em Agosto, informa o "Público", a tendência foi a mesma, se bem que dilatada pelo calendário das festas de aldeia: 49 em 2018 e 52 em 2019.
Ao todo e até final da primeira quinzena de Setembro deste ano, tiveram lugar em Portugal Continental um total de 151 espectáculos taurinos
Hélder Milheiro considera tratar-se de "um indicador extraordinário que revela mais uma vez a força da tauromaquia em Portugal". Para o secretário-geral da PróToiro o crescimento, ainda que ligeiro, das touradas é resultado da guerra aberta que alguns partidos políticos e movimentos de cidadãos lhes declararam: “Muitas pessoas nos dizem que não são muito aficionadas, mas que quando vêem alguém a proibir os direitos dos outros fazem questão de ir a espectáculos para provarem que são livres de querer viver a cultura portuguesa”.

Fotos D.R.