Última Hora - Decorre neste momento uma reunião da Federação PróToiro, representativa de todas as associações do sector tauromáquico, com a Direcção-Geral de Saúde (DGS).
A reunião está a decorrer por videoconferência e tem por objectivo a discussão das medidas que serão adoptadas para a retoma da actividade tauromáquica e a consequente reabertura das praças de toiros.
Sobre a mesa estão algumas novas medidas a adoptar, nomeadamente na realização dos sorteios dos toiros (com redução das pessoas presentes nos mesmos), no distanciamento entre espectadores, nas entradas e saídas das praças e também na forma como se vão passar a processar as próprias corridas, sem intervalo, para evitar aglomerações nos corredores.
A actuação dos forcados, grupo de maior risco no espectáculo, é também um dos temas para o qual se vão encontrar soluções adequadas ao momento que vivemos.
Nesta primeira abordagem a DGS vai inteirar-se também das medidas que a PróToiro considera importante alterar para salvaguardar a saúde e a segurança de todos os intervenientes e do público, para depois serem tomadas decisões que serão transmitidas à Inspecção-Geral das Actividades Culturais (IGAC), por forma a serem escrupulosamente cumpridas em todos os espectáculos.
Conseguir retomar a actividade depois de 15 de Junho é o propósito da PróToiro.
Foto Carlos Silva