sábado, 4 de julho de 2020

Paco Duarte ofereceu traje histórico ao Museu Taurino de Alter do Chão

Momento da oferta do traje de luces de Paco Duarte a Marco Gomes,
com o devido e exigido distanciamento social, esta manhã na porta
principal da praça do Campo Pequeno
O bonito traje de luces que Paco Duarte ofereceu
esta manhã ao Museu Taurino de Alter e, em baixo,
o popular toureiro da Malveira com ele vestido na
tarde de 12 de Outubro de 1978, quando se estreou
na Monumental de Madrid

O antigo matador de toiros Paco Duarte fez a oferta de um traje de luces histórico a Marco Gomes para o futuro Museu Taurino de Alter do Chão

A cerimónia foi presenciada pelo "Farpas" e ocorreu esta manhã, com todo o simbolismo que o local acarreta, na porta principal da praça de toiros do Campo Pequeno.
O traje de luces oferecido por Paco Duarte a Marco Gomes vai figurar no Museu Taurino de Alter do Chão, denominado Ramagens, Ouro e Prata, um sonho antigo do antigo cronista taurino e hoje director de corrida, que será muito em breve inaugurado e de cujo espólio fazem parte muitas peças cheias de História.
O traje de luces doado por Paco Duarte é um bonito fato de toureiro preto e ouro e foi oferecido ao diestro da Malveira pelo Maestro José Júlio, que o estreou precisamente numa corrida em Lisboa há mais de quarenta anos.
"Na altura, eu estava a começar e ia a muitos tentaderos com o Maestro José Júlio e um dia ele perguntou-me se eu não precisava de um traje de luces. Eu tinha apenas um, já velhinho, que me fora oferecido pelo Maestro José Trincheira e José Júlio deu-me este", recorda Paco Duarte.
E acrescenta:
"Foi com este traje que me estreei no Campo Pequeno em 1977, na célebre tarde em que toureei com o Fernando Guarany e foi também com este traje que em 1978 estive vinte dias à porta da Monumental de Madrid a pedir uma oportunidade para pisar a primeira arena do mundo. Em 12 de Outubro desse ano fiz o meu debute em Las Ventas e foi também com este fato que pela primeira vez toureei em Madrid".
Um traje cheio de recuerdos na vida de Paco Duarte - e que hoje veio engrossar o já valioso espólio do futuro Museu Taurino de Alter do Chão.

Fotos M. Alvarenga e Botán/Arquivo