Mau tempo no Canal. Tiago Lopes, director-regional de Saúde/Açores, considera que no festival taurino de sábado em Angra do Heroísmo não foi respeitado o distanciamento social e em entrevista à Antena 1/Açores disse que proibia "qualquer espectáculo do género nos próximos tempos nos Açores". Manuel Pires, organizador do festival de sábado na Monumental da Ilha Terceira, diz que "tudo foi cumprido" e acusa o director-regional de Saúde de "estar a denegrir a imagem do grupo de forcados Amadores do Ramo Grande"
Numa entrevista concedida à Antena 1/Açores, o responsável máximo pela Autoridade de Saúde Regional (ASR) dos Açores, Tiago Lopes, número dois da lista do Partido Socialista às eleições regionais na Ilha Terceira, disse "não ter ficado satisfeito" com o que viu em fotos e videos publicados nas redes sociais por aficionados terceirenses relativamente ao festival taurino que no sábado teve lugar na Monumental da Ilha Terceira, em Angra do Heroísmo e cuja receita reverteu a favor das obras das Igrejas das Lajes e de Agualva, festejo esse cuja organização esteve a cargo do grupo de forcados Amadores do Ramo Grande (Praia da Vitória), de que é cabo Manuel Pires.
Tiago Lopes considera que "esteve em causa o distanciamento físico entre espectadores, que não terá sido cumprido de acordo com o que as novas regras recomendam" e disse mesmo que, "em consequência desse incumprimento", não permitiria que nos próximos tempos se voltassem a realizar espectáculos tauromáquicos nos Açores.
Para a tarde de ontem estava anunciada a apresentação oficial da Corrida da Praia, agendada para o próximo dia 29 também na Monumental da Ilha Terceira e também organizada pelos forcados Amadores do Ramo Grande, mas o acto não se chegou a realizar.
Em declarações ao "Farpas", esta manhã, o cabo dos Amadores do Ramo Grande, Manuel Pires, afirmou que o director-regional de Saúde "não proibiu a realização de corridas de toiros, apenas quer rever algumas normas", mas assegurou que "não havia gente a mais na praça, estavam a assistir 2 mil pessoas num espaço que tem uma lotação para 4.700 e foram escrupulosamente respeitadas todas as normas de segurança recomendadas pela Autoridade de Saúde Regional, nomeadamente o distanciamento social que agora é exigido".
Manuel Pires acrescentou que "cumprimos tudo o que estava definido e toda a gente nos disse, inclusivamente, que foi um exemplo a nossa organização".
O cabo dos forcados Amadores do Ramo Grande acusa o director-geral de Saúde de "ter metido os pés pelas mãos" e de "estar a denegrir a imagem do nosso Grupo", anunciando que ainda hoje será emitido um comunicado da organização do festival a esclarecer tudo. Hoje, também, Manuel Pires deverá reunir com a Câmara Municipal e o Governo Regional.
Fotos Frederico Henriques/Arquivo e Paulo Pires
![]() |
Manuel Pires: "Foi tudo escrupulosamente cumprido no que respeita às normas de segurança e toda a gente disse, inclusivamente, que a nossa organização foi um exemplo" |