Luis Manuel Lozano, emblemático taurino pertencente a uma das mais importantes casas empresariais de Espanha e famoso apoderado de máximas figuras como César Rincón e Sebastián Castella e, actualmente, de "El Juli", esteve esta semana em directo por videoconferência com os jovens novilheiros que participam no México no Centro de Alto Rendimento Taurino (CART), o importante ciclo internacional de novilhadas que está a decorrer até Maio.
Os futuros toureiros escutaram atenta e interessadamente as palavras do famoso empresário/apoderado espanhol, uma verdadeira lição de um experiente taurino, que abordou vários temas como o toiro bravo, as ganadarias, o apoderamento, as figuras do mundo taurino e tudo aquilo que ele próprio trouxe ao mundo tauromáquico numa carreira, segunda as suas próprias palavras, dura, mas altamente positiva.
No final da conferência houve um período de perguntas e respostas em que os novilheiros aclararam muitas das suas dúvidas sobre o mundo da tauromaquia, tendo "Luisma", como carinhosamente é conhecido, esclarecido os jovens sobre diversos temas.
Juan José Padilla, director artístico do CART, finalizou a sessão agradecendo a Luis Manuel Lozano a sua participação e os novilheiros despediram-se do empresário com uma fortíssima ovação.
O Centro de Alto Rendimento Taurino está a decorrer no Rancho Torre Vieja, em Zapopan, Jalisco (propriedade do ganadero Pablo Moreno, gerente da empresa Casa Toreros, organizadora deste certame), com direcção artística de Juan José Padilla, assessorado por uma equipa de coordenação - integrada por quatro jovens matadores de toiros, entre os quais o português Manuel Dias Gomes. No certame participam três jovens toureiros portugueses, o novilheiro Diogo Peseiro e os novilheiros aspirantes Sérgio Nunes e Duarte Silva.
Fotos Casa Toreros