quarta-feira, 9 de março de 2022

João Salgueiro: o génio está de volta!

Há algumas temporadas afastado das arenas, tendo actuado pontualmente em alguns festejos, o génio João Salgueiro está já este ano anunciado para reaparecer a 24 de Junho em Coruche e também para actuar no início de Agosto na Ilha Terceira na corrida das Festas da Praia - e há mais propostas de empresários sobre a mesa.

O "Farpas" falou com o cavaleiro de Valada e quis saber qual é, afinal, o seu projecto para esta temporada: vai regressar em força e fazer campanha em várias praças?

Responde Salgueiro:

"Não vou regressar em força, nem vou tourear muitas corridas. Sinto-me bem, monto praticamente todos os dias com o meu filho e por isso aceitei o desafio que me fez a empresa de Coruche, para mais numa corrida de dinastias em que vamos, eu e o João, tourear com o António Telles e o seu filho; e aceitei também o desafio para regressar à Ilha Terceira, onde tenho muitos amigos e onde gostei sempre muito de tourear".

O facto de algumas empresas estarem de novo a chamar João Salgueiro pode significar que não há hoje ídolos no toureio a cavalo e ainda são os "antigos" que despertam o interesse dos aficionados para ir às praças?

João Salgueiro considera que não será a falta de valores que motiva os empresários a "chamar os antigos":

"Há hoje em dia um naipe de grandes e bons cavaleiros na nova vaga. Não será por falta de valores que algumas empresas têm manifestado interesse em contratar-me outra vez, nada disso! Mas fico satisfeito por sentir que me querem ver de novo, isso não nego!".

E além de Coruche e Angra do Heroísmo, iremos ver em 2022 João Salgueiro noutras praças?

"Talvez. Tive outras propostas e é provável que toureie mais duas ou três corridas, mas não mais. Em Outubro serei sobressalente na encerrona do João em Vila Franca e é natural que reparta a lide de um dos seis toiros com o meu filho. Ainda hoje e como o 'Farpas' teve oportunidade de constatar, almocei com o empresário José Nuno Gonçalves, de quem sou amigo há muitos anos, e é possível que toureie uma ou duas corridas nas suas praças. Houve também desafios de outras empresas, vamos ver... Mas não será nunca uma temporada intensa, até porque a minha actividade profissional actual, a que me dediquei desde que me afastei um pouco das arenas, não permite que me dedique a cem por cento ao toureio, como antigamente".

Foto Carlos Silva