quinta-feira, 3 de outubro de 2024

Diogo Oliveira apresenta a quadra de cavalos para a alternativa na próxima 3ª feira em Vila Franca

Foto M. Alvarenga

Filho do conceituado equitador Luis Filipe Oliveira, Diogo Oliveira seguiu os passos do irmão David, que foi promissor cavaleiro praticante mas nunca chegou a tomar a alternativa de profissional, e está hoje referenciado entre as primeiras estrelas do futuro do nosso toureio a cavalo.

Na próxima terça-feira, 8 de Outubro, toma a alternativa na tradicional corrida de encerramento da Feira de Outubro em Vila Franca de Xira, tornando-se o 234º cavaleiro doutorado em Portugal.

Natural de Bucelas, tem hoje a sua quadra de cavalos sediada na antiga Quinta de Santa Coloma, em Sintra, onde foi outrora o museu taurino do saudoso Humberto Pardal. Em 2019 sagrou-se Campeão da Europa de Equitação de Trabalho de Juniores. A 22 de Maio de 2021 prestou provas para cavaleiro praticante na praça de Azambuja. Quatro anos depois, torna-se cavaleiro profissional.

Na página "Falar de Toiros" de Catarina Bexiga, na rede social Facebook, Diogo Oliveira fez a apresentação dos cavalos que compõem a sua quadra e que na terça-feira exibirá na "Palha Blanco", apresentação essa que aqui reproduzimos com a devida vénia, a anteceder a entrevista que lhe fizemos e que daremos à estampa de seguida.



Nome: Hermoso
Raça: Lusitano 
Idade:12 Anos 
Ferro: Quinta da Amorosa 
Tércio: Saída 

Obs: Um cavalo experiente, que está na minha quadra desde o início. É muito seguro, ágil e que se dobra muito bem com os toiros de saída.



Nome: Malagueta 

Raça: Cruzado Português 

Idade: 8 Anos

Ferro: José João Diniz

Tércio: Saída 

Obs: Uma égua nova na minha quadra, que estreei este ano. Deposito imensas esperanças nesta égua. Uma égua com força, habilidade e muito poderosa, que me transmite muita confiança.



Nome: Orpheu
Raça: Cruzado Português 
Idade: 6 Anos 
Ferro: Quinta da Amorosa
Tércio: Curtos

Obs: Um cavalo que se tem vindo a tornar muito importante para mim. É da criação do meu pai. Estreei-o somente o ano passado, mas desde então tem-me acompanhado sempre. Um cavalo com uma habilidade e uma agilidade fora do normal. Tem muita personalidade toureira. Com uma genética muito taurina, neto do Quiebro , pela parte paterna, e bisneto do célebre Raio, pela parte materna.


Nome: Chapitô
Raça: Luso-Árabe 
Idade: 17 Anos 
Ferro:
Quinta da Amorosa
Tércio: Curtos

Obs: É um cavalo especial para mim. É o veterano da quadra. Tem-me acompanhado desde sempre, e com ele tenho alcançado todos os triunfos mais importantes. Um cavalo com muita força, habilidade e que está sempre pronto para qualquer tipo de toiro. Permite-me praticar o toureio que gosto e que sinto. De frente... Neto do célebre Magic-Count, que tanta descendência taurina deixou. Também é criação do meu pai.


Nome:Póker
Raça: Lusitano
Idade: 5 Anos
Ferro: Arsénio Cordeiro
Tércio: Curtos

Obs: Um cavalo que ainda é novo e que não foi estreado, mas que está capaz de fazê-lo. Mostra muita habilidade e muita montabilidade. Tem força e é ágil. Um cavalo em que deposito muitas esperanças.

Fotos D.R.