Foto M. Alvarenga |
Filho do conceituado equitador Luis Filipe Oliveira, Diogo Oliveira seguiu os passos do irmão David, que foi promissor cavaleiro praticante mas nunca chegou a tomar a alternativa de profissional, e está hoje referenciado entre as primeiras estrelas do futuro do nosso toureio a cavalo.
Na próxima terça-feira, 8 de Outubro, toma a alternativa na tradicional corrida de encerramento da Feira de Outubro em Vila Franca de Xira, tornando-se o 234º cavaleiro doutorado em Portugal.
Natural de Bucelas, tem hoje a sua quadra de cavalos sediada na antiga Quinta de Santa Coloma, em Sintra, onde foi outrora o museu taurino do saudoso Humberto Pardal. Em 2019 sagrou-se Campeão da Europa de Equitação de Trabalho de Juniores. A 22 de Maio de 2021 prestou provas para cavaleiro praticante na praça de Azambuja. Quatro anos depois, torna-se cavaleiro profissional.
Na página "Falar de Toiros" de Catarina Bexiga, na rede social Facebook, Diogo Oliveira fez a apresentação dos cavalos que compõem a sua quadra e que na terça-feira exibirá na "Palha Blanco", apresentação essa que aqui reproduzimos com a devida vénia, a anteceder a entrevista que lhe fizemos e que daremos à estampa de seguida.
Raça: Lusitano
Idade:12 Anos
Ferro: Quinta da Amorosa
Tércio: Saída
Obs: Um cavalo experiente, que está na minha quadra desde o início. É muito seguro, ágil e que se dobra muito bem com os toiros de saída.
Raça: Cruzado Português
Idade: 6 Anos
Ferro: Quinta da Amorosa
Tércio: Curtos
Obs: Um cavalo que se tem vindo a tornar muito importante para mim. É da criação do meu pai. Estreei-o somente o ano passado, mas desde então tem-me acompanhado sempre. Um cavalo com uma habilidade e uma agilidade fora do normal. Tem muita personalidade toureira. Com uma genética muito taurina, neto do Quiebro , pela parte paterna, e bisneto do célebre Raio, pela parte materna.
Raça: Luso-Árabe
Idade: 17 Anos
Ferro: Quinta da Amorosa
Tércio: Curtos
Obs: É um cavalo especial para mim. É o veterano da quadra. Tem-me acompanhado desde sempre, e com ele tenho alcançado todos os triunfos mais importantes. Um cavalo com muita força, habilidade e que está sempre pronto para qualquer tipo de toiro. Permite-me praticar o toureio que gosto e que sinto. De frente... Neto do célebre Magic-Count, que tanta descendência taurina deixou. Também é criação do meu pai.
Raça: Lusitano
Idade: 5 Anos
Ferro: Arsénio Cordeiro
Tércio: Curtos
Obs: Um cavalo que ainda é novo e que não foi estreado, mas que está capaz de fazê-lo. Mostra muita habilidade e muita montabilidade. Tem força e é ágil. Um cavalo em que deposito muitas esperanças.
Fotos D.R.