João Moura |
António Ribeiro Telles |
Luis Rouxinol |
Forcados Amadores de Montemor, comandados por António Vacas de Carvalho |
Forcados Amadores de Lisboa, comandados por Pedro Maria Gomes (na foto) |
A Charanga da GNR e os fadistas Camané e Nathalie (luso-descendente, a nova revelação do Fado) actuarão a anteceder a corrida, a partir das 21h15 |
Fica na História a data de 18 de Agosto (sexta-feira) em que se comemoram os 125 anos da inauguração da praça de toiros do Campo Pequeno - que amanhã vive mais uma grande jornada com a Corrida do Emigrante e o Concurso de Pegas e no dia 10 será palco da tradicional Novilhada de promoção de novos valores.
Como acaba de ser anunciado pela empresa, a corrida de 18 de Agosto terá um Cartel de Maestros formado por três dos mais emblemáticos cavaleiros das últimas décadas, João Moura, António Ribeiro Telles e Luis Rouxinol e por dois dos mais destacados grupos de forcados nacionais, os Amadores de Montemor e os Amadores de Lisboa, comandados respectivamente por António Vacas de Carvalho e Pedro Maria Gomes.
Lidam-se toiros (não será um concurso) de seis das mais famosas ganadarias lusas, as de Palha, Ribeiro Telles, Oliveiras Irmãos, Mário e Herdeiros de Manuel Vinhas, Murteira Grave e Passanha.
A anteceder a corrida, a partir das 21h15, exibe-se a Charanga a cavalo da Guarda Nacional Republicana durante aproximadamente 20 minutos, seguindo-se a entrega à Administração do Campo Pequeno, em envelope fechado, do selo dos CTT comemorativo da efeméride, com a leitura de uma curta mensagem alusiva à comemoração do 125º aniversário da inauguração da praça de toiros. Logo a seguir e num estrado montado na arena, haverá uma pequena sessão de Fados com o consagrado Camané (foto da esquerda) e nova revelação, a luso-descendente Nathalie Pires (foto da direita), que vive em Nova Jérsia, nos Estados Unidos da América. Pelas 22 horas terá início a corrida de toiros.
Ao intervalo serão descerradas no átrio principal da praça duas lápides alusivas a esta histórica data, uma da Administração do Campo Pequeno e outra oferecida pelo Real Clube Tauromáquico Português, que também este ano foi homenageado na corrida inaugural da temporada por também assinalar este ano o seu 125º aniversário e que desta feita retribui a homenagem, prestando agora o seu tributo aos 125 anos de existência da primeira praça de toiros do país.
Fotos Frederico Henriques, Emílio de Jesus e Arlindo Camacho/@Campo Pequeno