sábado, 3 de fevereiro de 2018

Praça cheia no arranque da temporada em Mourão

Um excelente ferro de Francisco Palha numa lide que teve altos e baixos
Francisco Paulos estreou-se nos Amadores de Santarém com uma pega ao
primeiro intento
David Gomes arrancou em grande para a temporada da alternativa
Bernardo Bento executou à segunda tentativa a segunda pega da tarde
Cláudio Miguel, um ás com as bandarilhas
Juan Leal num momento da sua artística faena
"Cuqui" arrimou-se com a muleta
João D'Alva demonstrou vontade e querer
O novilheiro espanhol Manuel Perera triunfou em Mourão

O cavaleiro David Gomes, o matador francês Juan Leal e o novilheiro espanhol Manuel Perera foram os autores dos melhores momentos de toureio no agradável festival que quinta-feira passada, 1 de Fevereiro, inaugurou oficialmente a temporada nacional na praça alentejana de Mourão, uma exemplar organização do Dr. Joaquim Grave por ocasião das tradicional festas em honra de Nossa Senhora das Candeias e que registou uma agradável entrada de público, que preenchia três quartos da lotação.
Lidaram-se novilhos-toiros de excelente nota do ganadero Manuel Calejo Pires e o festival foi bem dirigido por Agostinho Borges, assessorado pelo médico veterinário Dr. Matias Guilherme.
A primeira lide da temporada coube ao cavaleiro Francisco Palha, um dos destacados triunfadores da época passada e que em Mourão esteve algo aquém do seu melhor, agradando contudo.
David Gomes, que este ano vai tomar a alternativa, iniciou a sua campanha com um saboroso triunfo, apesar de um violento toque na recta final da lide, terminando a sua actuação com um ferro de palmo que entusiasmou o público.
Pegaram os dois novilhos lidados a cavalo os Forcados de Santarém por intermédio de Francisco Paulos (que se estreou no grupo com uma pega à primeira) e Bernardo Bento (à segunda).
Na parte a pé, os maiores destaques vão para o matador francês Juan Leal e o novilheiro espanhol Manuel Perera. Os novilheiros lusos João D'Alva e Joaquim Ribeiro "Cuqui" demonstraram vontade e querer, mas estiveram aquém dos companheiros estrangeiros.
Com as bandarilhas, notável intervenção do valoroso bandarilheiro luso Cláudio Miguel - aquela máquina!
Amanhã, domingo, tem lugar em Mourão o segundo festival desta mini-feira da Senhora das Candeias com um elenco de figuras: "Cuqui de Utrera", Curro Díaz, "El Cid", José Garrido, Manuel Dias Gomes e Joaquín Galdós, que enfrentam novilhos-toiros de Murteira Grave.

Fotos Maria Mil-Homens