terça-feira, 18 de setembro de 2018

Caldo entornado no Redondo

Tourada de gala no Redondo gera polémica e Câmara exige que Associação
Tauromáquica Redondense lhe restitua parte do patrocínio de 10 mil euros
Câmara manifestou em acta que se sentiu enganada com as cortesias de gala
à antiga portuguesa da corrida do passado dia 3 de Agosto no Redondo


Escândalo no Redondo: Câmara Municipal apoiou corrida de gala à antiga portuguesa com 10 mil euros, sentiu-se enganada com a organização da Associação Tauromáquica Redondense e agora exige a restituição de parte desse patrocínio

A Câmara Municipal do Redondo deliberou em reunião no passado dia 12 que lhe seja restituído pela Associação Tauromáquica Redondense, organizadora das corridas no Coliseu do Redondo, parte do patrocínio de 10 mil euros que lhe concedeu para a organização de uma corrida de gala à antiga portuguesa realizada naquela praça de toiros no passado dia 3 de Agosto.
"Havia uma expectativa bastante elevada e o que foi apresentado não correspondeu em nada ao que foi proposto", lê-se na acta dessa reunião da autarquia. António Recto, presidente da Câmara, afirma ter-se "sentido enganado" e agora quer o dinheiro de volta, "porque o executivo é responsável e trata-se de dinheiros públicos".
O que aconteceu foi que as cortesias de gala evocativas das Touradas Reais em nada se assemelharam às que costumam anteceder este tipo de espectáculo. A GNR não levou os cavalos, os toureiros não foram transportados em coches como os usuais e faltaram muitos dos figurantes que por norma participam nestes festejos.
Jorge Vicente, responsável pela gala, disse na altura ao site toureio.pt que "houve uma preocupação da organização de tentar reduzir o risco" e as despesas.
Neste sentido e uma vez que houve redução de logística e o valor do patrocínio camarário manteve-se igual, a Câmara do Redondo deliberou na passada semana que lhe seja restituído parte do patrocínio que foi atribuído à ATR.
O assunto foi levado à reunião camarária pelo próprio presidente da autarquia de Redondo, António Recto, conforme dá conta a acta a que tivemos acesso, e em que afirmou que “a Câmara quando atribui subsídios, com base em certas circunstâncias e documentos que são apresentados, não pode deixar passar em branco determinadas situações"
Na sua intervenção, o autarca acrescentou ainda que "foi atribuído um subsidio à Associação Tauromáquica Redondense (ATR), tendo por base o orçamento apresentado para se realizar uma Corrida de Gala à Antiga Portuguesa, e não foi nada disso que foi apresentado. A charanga foi a pé, os cavalos foram improvisados, não estavam habituados a este tipo de festividade e quase que ia havendo um grave problema com uma criança, as carruagens nada tinham a ver com uma corrida de Gala, eram charretes cobertas e os cavalos que as puxavam estavam longe de ser engalanados para uma Corrida de Gala. Ao que se apurou, a empresa terá feito um desconto à ATR, pelo que, se a Câmara atribuiu um subsídio para a realização de um determinado espectáculo, se o mesmo não se realiza de acordo com o que foi definido, alguém terá que assumir a responsabilidade”.
Ainda na referida reunião, o presidente António Recto disse que vai reunir com a ATR e informar que “devem restituir à Câmara o valor do subsidio correspondente ao desconto que foi feito pela empresa, e demonstrar a insatisfação pelo facto de a Câmara ter feito um investimento num espectáculo que não se realizou, não obedeceu, em nada, ao que foi proposto, pelo que sentiu enganado relativamente à deliberação que tomou aquando da atribuição do subsidio para a realização de uma Corrida de Gala à Antiga Portuguesa, que não foi o que se apresentou".
A decisão de pedir a restituição de parte da verba foi corroborada por todos os elementos da Câmara, tendo também o vereador Luís Faleiro deixado bem claro que igualmente se sentiu enganado porque "o que foi proposto, em termos de cartéis, e do que lhe foi apresentado, na Enoteca, pelo responsável da empresa, havia uma expectativa bastante elevada e o que foi apresentado não correspondeu em nada ao que foi proposto".
Está o caldo entornado ali para as bandas do Redondo...

Fotos Maria Mil-Homens e D.R.