Vestido com um traje curto, Morante de la Puebla recebeu ontem das mãos dos Reis de Espanha, D. Felipe VI e D. Letizia (foto de cima), o Prémio Nacional de Cultura correspondente ao ano de 2021.
O galardão, segundo o júri, é o reconhecimento pela "singular personalidade criativa de um artista que recreia e renova o toureio clássico para o público actual", mas também pelo seu "compromisso com a tauromaquia num momento especialmente difícil pela crise provocada pela Covid-19, durante o qual o diestro, assumindo a sua responsabilidade como primeira figura do toureio, diversificou as suas actuações, apostando na variedade de encastes e de cartéis, liderando o escalafón taurino numa temporada em que realizou faenas memoráveis nas principais praças espanholas".
O acto decorreu na sede do Governo de Aragón, na Sala da Coroa do Edifício Pignatelli (Zaragoza) e esteve presidido por S.M. o Rei D. Filipe VI, com as presenças do Ministro da Cultura e Desporto, Miguel Iceta e do Presidente de Aragón, Javier Lambán.
O matador sevilhano esteve acompanhado pelo seu inseparável apoderado e amigo Pedro Marques.
Fotos aplausos.es