terça-feira, 21 de fevereiro de 2023

Morante de la Puebla recebeu Prémio Nacional de Cultura das mãos dos Reis de Espanha

Vestido com um traje curto, Morante de la Puebla recebeu ontem das mãos dos Reis de Espanha, D. Felipe VI e D. Letizia (foto de cima), o Prémio Nacional de Cultura correspondente ao ano de 2021.

O galardão, segundo o júri, é o reconhecimento pela "singular personalidade criativa de um artista que recreia e renova o toureio clássico para o público actual", mas também pelo seu "compromisso com a tauromaquia num momento especialmente difícil pela crise provocada pela Covid-19, durante o qual o diestro, assumindo a sua responsabilidade como primeira figura do toureio, diversificou as suas actuações, apostando na variedade de encastes e de cartéis, liderando o escalafón taurino numa temporada em que realizou faenas memoráveis nas principais praças espanholas".

O acto decorreu na sede do Governo de Aragón, na Sala da Coroa do Edifício Pignatelli (Zaragoza) e esteve presidido por S.M. o Rei D. Filipe VI, com as presenças do Ministro da Cultura e Desporto, Miguel Iceta e do Presidente de Aragón, Javier Lambán.

O matador sevilhano esteve acompanhado pelo seu inseparável apoderado e amigo Pedro Marques.

Fotos aplausos.es