segunda-feira, 29 de abril de 2024

João Moura Jr. no próximo sábado em Estremoz


Azambuja: actividades da Tertúlia "Festa Brava" durante o Mês da Cultura Tauromáquica

Super activa durante o XXV Mês da Cultura Tauromáquica em Azambuja, a Tertúlia "Festa Brava" promove já na próxima sexta-feira, 3 de Maio, a partir das 21h30, na praça de toiros "Dr. Ortigão Costa", um colóquio subordinado ao tema "Toiro e Arte", em que serão oradores Madalena Tavares (chef), Rui Fernandes (escultor), Alberto Franco (escritor), Rui Sousa (músico), Pedro Gomes Januário (arquitecto), Diogo Munoz (pintor) e Miguel Nabeto (dançarino), sendo moderador o padre Paulo Pires.

No sábado, dia 4, também na praça de toiros de Azambuja, é inaugurada uma Feira de Fotografia Taurina às 20h30, exposição com a participação de vários fotógrafos do mundo taurino.

Na semana seguinte, na sexta dia 10, pelas 21h30, igualmente na praça de toiros, a "Festa Brava" promove um colóquio denominado "Parlatoiro - o que a Festa de toiros pode esperar da política", com a participação de representantes de vários partidos políticos.


O imponente toiro de Romão Tenório para o Concurso de Ganadarias de sábado em Estremoz

Veja neste video o imponente toiro de Romão Tenório para o fabuloso Concurso de Ganadarias do próximo sábado, 4 de Maio (17h30), em Estremoz - uma corrida magnífica integrada na FIAPE/2024, com um cartel de alto nível e garantida competição.

Actuam os cavaleiros João Moura Jr., João Ribeiro Telles e Francisco Palha e pegam os forcados de Montemor e Évora.

Os toiros a concurso pertencem às afamadas ganadarias de Branco Núncio, Fernandes de Castro, Passanha, São Marcos, Pégoras e Romão Tenório.

Compre já os seus bilhetes através do telefone 969 639 361 ou aqui: www.toirosestremoz.com

Bilhetes também à venda na Tasquinha Dona Bárbara (Mercado Municipal, em Évora), no Bar da Praça (Estremoz) e nas bilheteiras da praça de toiros a partir desta quarta-feira, 1 de Maio.

Video D.R.

5ª feira: tertúlias de Azambuja evocam centenário de Etelvino Laureano

A Tertúlia "Festa Brava" e a União de Tertúlias de Azambuja promovem na próxima quinta-feira, 2 de Maio, pelas 19h00, uma romagem ao Cemitério de Azambuja para deposição de uma coroa de flores junto à sepultura do saudoso novilheiro e director de corridas Etelvino Laureano, que nesse dia completaria 100 anos.

O cronista taurino Ludgero Mendes será o orador nesta breve homenagem à memória de Etelvino Laureano (foto de cima) - e não José Jerónimo, como está referido no cartaz (em baixo).

As reservas para o jantar (que vão ter lugar em Azambuja) podem ser feitas até amanhã, dia 30, pelo telefone 963 349 990 ou pelos email's tertuliafbrava@gmail.com e @uniaotertuliasdeazambuja

"Nasci em Mira de Aire, mas sinto-me de Azambuja. Vim para cá com seis anos" - contava Etelvino Laureano em 2008 numa grande  entrevista ao jornal "O Mirante".


Depois foi para Lisboa e o entusiasmo de ser toureiro levou-o a "dar os primeiros passos" na antiga escola de toureio do Grupo Tauromáquico "Sector 1". Aos 12 anos de idade toureou pela primeira vez numa garraiada em Vila Franca de Xira. "Fiquei entusiasmado, ainda apanhei uma voltareta", recordou.


"Queria seguir a carreira de matador de toiros. Em 1947 fui para Sevilha. Foi a primeira vez que toureei melhor. Uma estocada perfeita. Nunca tinha matado. Cortei duas orelhas" - relatava na mesma entrevista.


Em Setembro desse ano de 1947, actuava como novilheiro na praça de Vila Viçosa ao lado do matador "Carnicerito do México", que morreria nesse dia vítima de cornada.


"Fiquei impressionado com o que lhe aconteceu. Levou uma cornada no ventre com várias trajectórias. Um desastre... A enfermaria não era nada. Era um quarto com pensos e um enfermeiro. Nem uma ambulância havia. Foi num carro particular para o hospital. Foi operá-lo um cirurgião militar. Morreu poucas horas depois da corrida" - relatou Etelvino Laureano.


A 19 de Março do ano seguinte, 1948, Etelvino Laureano apresentou-se como novilheiro em Madrid, tinha 24 anos e ainda sonhava com a carreira de matador de toiros. Mas o sonho terminou mercê de uma gravíssima cornada infringida por um toiro malhado da famosa ganadaria Pablo Romero.


"Se fosse numa aldeia, tinhas ido para Deus", disse-lhe o médico de Madrid


"Tive a sorte de ser em Madrid, já nesse tempo a enfermaria da praça era um verdadeiro hospital", explicou.


"Estive a levar penicilina durante 48 horas, de duas em duas horas. Pensei no Carnicerito. Tinha sido no ano anterior. Poderia acontecer-me a mesma coisa. E todos os dias olhava para a cornada. Tinha cá uma cicatriz! Esse toiro matou-me a alma!" - recordou, pondo nesse dia ponto final na carreira de novilheiro, tornando-se depois bandarilheiro e mais tarde director de corridas.


Enquanto bandarilheiro, Etelvino Laureano integrou as quadrilhas de vários cavaleiros e matadores, mas foi na de Simão da Veiga Jr. que mais estado esteve, dez no total.


O saudoso bandarilheiro morreu com 88 anos em 8 de Maio de 2012 no Hospital de Vila Franca de Xira.


Foto M. Alvarenga/Arquivo



No jantar de 92º aniversário: Grupo Tauromáquico "Sector 1" homenageia GFA de Lisboa pelos seus 80 anos de glória

No seu habitual jantar de aniversário - 92º -, que se vai realizar no dia 17 de Maio no Restaurante "Jardim do Mundial" (Hotel Mundial, em Lisboa), o Grupo Tauromáquico "Sector 1" vai homenagear o Grupo de Forcados Amadores de Lisboa, pela celebração do 80º aniversário da sua fundação, 80 anos de glória na arte de pegar toiros.

O orador convidado é o Dr. António Vasco Lucas. As inscrições para o jantar podem ser feitas pelo email grupotauromaquicosector1@gmail.com

Foto Botán/Arquivo

Agradável festival: triunfos para todos os gostos ontem em Samora Correia

David Gomes brindou a Mariana Avó, que ontem triunfou na
tarde da prova para cavaleira praticante

Foi agradável e com triunfos repartidos pelos seis cavaleiros (estilos para todos os gostos) e pelos três grupos de forcados (cinco pegas à primeira e só uma, a última, ao segundo intento) o festival taurino que ontem se realizou em praça portátil em Samora Correia, integrado na XVII Semana Taurina e a favor da Associação de Desenvolvimento, Cultiura e Recreio dos Arados, uma organização do empresário António Pedro Vasco que, não podendo estar presente, se fez representar por sua Mulher, Tânia Aleixo.

Foram lidados dois novilhos-toiros de Isidro dos Reis, três de João Ramalho e um de Pégoras e a praça registou uma entrada a rondar os mil espectadores.

O público tributou calorosos aplausos e premiou com voltas à arena, concedidas pelo director Tiago Tavares (ontem assessorado pelo médico veterinário Jorge Moreira da Silva), os seis cavaleiros do cartel - três mulheres e três homens, um formato Elas & Eles.

Triunfaram, cada qual no seu estilo, Ana Rita, Parreirita Cigano, Verónica Cabaço, David Gomes, Manuel de Oliveira e Mariana Avó (que não tinha estado ao seu melhor nível na recente novilhada em Vila Franca e ontem triunfou na sua prova para cavaleira praticante).

Pegaram os grupos de forcados do Ribatejo (duas pegas à primeira), de Tomar (também duas pegas ao primeiro intento) e do Clube Taurino Alenquerense (uma pega à primera e outra à segunda).

Fotos D.R.

Alegre e desenvolta, Ana Rita esteve ao seu melhor nível
Lide de emoção e verdade: Parreirita Cigano em tarde grande
Verónica Cabaço tem toureado pouco, mas faz falta, esteve bem

David Gomes abriu a sua campanha com um triunfo em Samora
Depois de um bom triunfo na 5ª feira em Tomar, Manuel de
Oliveira reafirmou ontem o seu extraordinário momento
Triunfal prova de praticante da promissora Mariana Avó

Gonçalo Alves triunfa e deixa grande ambiente na Ilha Terceira

O valoroso novilheiros Gonçalo Alves (em cima, numa foto de arquivo), aluno da Escola de Toureio "José Falcão" de Vila Franca de Xira, realizou ontem duas extraordinárias e muito aplaudidas faenas no festival que se realizou nas Monumental da Ilha Terceira, em Angra do Heroísmo.

No primeiro novilho, pertencente à ganadaria Casa Agrícola José Albino Fernandes, deu volta à arena. No segundo, de Rego Botelho, de excelente qualidade, demonstrou o bom momento que atravessa, deixando um ambiente extraordinário e dando de novo uma volta triunfal no final da sua actuação.

Actuaram a cavalo os irmãos Tiago Pamplona e João Pamplona, ambos com belíssimas lides premiadas todas elas com voltas à arena.

Os Forcados da Tertúlia Tauromáquica Terceirense executaram quatro pegas ao primeiro intento, marcando agradável presença com novos elementos, oriundos da formação juvenil, a demonstrar que o futuro da forcadagem açoreana está garantido.

A praça registou meia entrada e lidaram-se novilhos-toiros de Rego Botelho (quinto e sexto), um da Casa Agrícola José Albino Fernandes (terceiro), um de Herdeiros de Ezequiel Rodrigues (segundo), um de João Gaspar (quarto, de nota alta) e um da nova ganadaria de Débalo Ribeiro da Silva, que foi uma agradável novidade. Trata-se de uma ganadaria com cerca de dez anos de existência, constituída com um semental e um conjunto de vacas de ferro Fernando Palha.

Fotos M. Alvarenga/Arquivo e D.R./Gonçalo Alves/Facebook

Ontem, domingo: 12.982 leram o "Farpas"!

 

Visualizações
de páginas de hoje
 2 324
Visualizações 
de página de ontem
12 982
Visualizações de páginas 
no último mês
357 623
Histórico total 
de visualizações 
de páginas
44 181 760


domingo, 28 de abril de 2024

"Gitano" de Veiga Teixeira no Confronto de Ganadarias de domingo em Vila Franca

Este é o toiro "Gitano", marcado com o nº 844 e nascido em 22 de Setembro de 2019, um dos três exemplares de Veiga Teixeira para o Confronto de Ganadarias do próximo domingo, 5 de Maio, na centenária praça "Palha Blanco" em Vila Franca de Xira.

Os bilhetes estão disponíveis para aquisição em:

– Telefone: 300 505 171

– www.toirosvilafrancadexira.com

 

Outros locais em Vila Franca :

– Tertúlia "O Estoque" (junto ao Mercado Municipal), a partir de segunda-feira, dia 29, das 16h00 às 20h00 horas

– Agência Arena

– Quiosque Página Fresca (Pingo Doce)

– Bilheteiras da praça de toiros no dia do espetáculo

 

Não falte ao grande Confronto Ganadero que terá no cartel uma interessante competição entre três jovens cavaleiros!

 

O cartel é o seguinte:

 

- Dia 5 de Maio pelas 17h00 – V Corrida das Tertúlias

 

Cavaleiros: Miguel Moura, António Telles Filho e Tristão Ribeiro Telles Queiroz

Grupos de Forcados: Amadores de Vila Franca de Xira e Amadores do Ribatejo

Ganadarias: 3 toiros Veiga Teixeira e 3 toiros Vale Sorraia


Feira do Ribatejo/Santarém: 4.000 bilhetes a menos de 15€


4 e 9 de Maio: duas corridas imperdíveis na Feira da Ascensão na Chamusca

João D'Alva valente mas sem sorte em San Agustín de Guadalix

Esteve valente e artista, mas não teve a sorte do seu lado, o nosso novilheiro João D'Alva no festejo matinal de ontem em San Agustín de Guadalix (Madrid), onde actuou mano-a-mano com Miguel Andrades frente a novilhos de Túlio Vásquez e Raso de Portillo.

João D'Alva foi silenciado nos dois novilhos que enfrentou e Miguel Andrades foi também silenciado no primeiro e cortou uma orelha ao segundo.

Fotos Phiippe Gil Mir/Promociones Taurinas Setabenses/Facebook

45 anos da Escola Portuguesa de Arte Equestre comemorados numa grande gala a 13 de Setembro no Campo Pequeno

Integrada no programa do 45º aniversário da Escola Portuguesa de Arte Equestre, vai realizar-se na praça de toiros de Lisboa - agora denominada Sagres Campo Pequeno - uma Gala Equestre no próximo dia 13 de Setembro (21h30) em que se presta merecida e justíssima homenagem a Mestre Luis Valença.

Este espetáculo combina a harmonia e a cumplicidade entre o Homem e o Cavalo, fruto desta relação histórica, numa forma de recriar a evolução da Equitação tradicional de cariz lúdico-cultural.

No dia 13 de Setembro, juntam-se a Real Escuela Andaluza Del Arte Equestre, de Jerez, Espanha, e a Abu Dhabi Royal Equestrian Arts, dos Emirados Árabes Unidos para um programa único de cultura e tradição, e no pleno respeito pelo cavalo.

Com um programa especialmente pensado para reforçar a espectacularidade do evento e, no qual, para além dos diversos números equestres, a música e coreografia assumem lugar de relevo, as Escolas irão apresentar números próprios, mas também quadros executados em conjunto pelos cavaleiros das três Escolas.

Neste espetáculo, como acima referimos, será prestada uma emocionante homenagem ao Mestre Luís Valença, director do Centro Equestre da Lezíria Grande, e figura incontornável da Arte Equestre em Portugal, cujo percurso profissional se cruza e escreve a história destes 45 anos.

Esta Gala Equestre é promovida pela Sociedade do Campo Pequeno, S.A. e os bilhetes já se encontram à venda nas bilheteiras Sagres Campo Pequeno e em ticketline.sapo.pt.

Para mais informações, contacte Joana Pina (925 778 150) ou consulte  https://www.sagrescampopequeno.pt/espetaculoseeventos/agenda/45-anos-arte-equestre

17 de Maio: Gala Equestre & Musical na Arena D'Almeirim

Ferrera, Dias Gomes e Diosleguarde em tenta na ganadaria Falé Filipe

Depois de terem sido os destacados triunfadores do festival de quinta-feira passada em Sobral de Monte Agraço, os matadores de toiros António Ferrera e Manuel Dias Gomes participaram no final da semana numa tenta na ganadaria Falé Filipe, em Redondo, em que foram lidadas seis vacas de excelente nota e em que marcou também presença o matador espanhol Manuel Diosleguarde, coadjuvados pelo bandarilheiro João Pedro Silva "Açoreano".

Assistiram a esta agradável tenta o presidente da Câmara de Almeida, o presidente da Junta de Freguesia de Nave de Haver e um grupo de aficionados daquela região.

O ganadeiro Carlos Falé Filipe proporcionou depois aos convidados uma visita à ganadaria e à camada de toiros que serão lidados nesta temporada de 2024.

Fotos D.R.


António Ferrera

Manuel Dias Gomes

Manuel Diosleguarde

Ontem, sábado: 12.050 leram o "Farpas"!

 

Visualizações
de páginas de hoje
 10 013
Visualizações 
de página de ontem
12 050
Visualizações de páginas 
no último mês
357 623
Histórico total 
de visualizações 
de páginas
44 176 484


António Ferrera e Manuel Dias Gomes triunfaram no festival de Sobral

Manuel Dias Gomes em grande momento. Em baixo, António
Prates, Pedro Penedo e António Ferrera

O matador espanhol António Ferrera e o português Manuel Dias Gomes (apesar de ter tido pela frente um novilho com problemas de visão) foram, segundo o site "Tauronews", os autores dos melhores momentos de toureio a pé na tarde de quinta-feira passada no tradicional festival misto de Sobral de Monte Agraço, uma primorosa organização do empresário José Luis Gomes, que registou uma entrada de meia casa.

Depois de "um bonito tércio de capote", António Ferrera conseguiu "momentos altos" na faena de muleta, "colocando o novilho a investir, conseguindo bons derechazos e bons passes de peito". O matador espanhol "animou o público e foi premiado com aplaudida volta à arena" neste novilho de Falé Filipe, que foi o segundo do festival.

O terceiro novilho, de Falé Filipe, como os restantes, "um pouco recorrido, terminando sempre os passes com cara alta", como refere o cronista do "Tauronews" (não identificado, já que a crónica vem assinada por 'Redacção'), coube ao matador espanhol José Garrido, que alcançou "alguns bons momentos, mas sem grande emoção, pois o novilho não era propício ao êxito".

Seguiu-se Manuel Dias Gomes, com "um novilho com problemas de visão". Segundo o referido site, "a falta de visão complicou o tércio de bandarilhas, mas na muleta o matador encontrou a distância já em curto e sacou bons muletazos, de bonita estética, frente ao de Falé. Bonitos e profundos derechazos, sacando tudo o que o novilho tinha para dar. Manuel vive um bom momento demonstrando-o na arena, sem permitir toques na muleta e ultrapassando o problema de visão que claramente se refletiu na condição do novilho".

Manuel Dias Gomes desenhou "passes templados" e demonstrou "uma bonita visão de toureio para todos os presentes na bancada, conseguindo a lide da tarde".

A última lide a pé, ao quinto novilho de Falé Filipe - "bonito, mas difícil" - esteve a cargo do também matador nacional Joaquim Ribeiro "Cuqui". O novilho "aprendeu depressa e apoderou-se da lide, dificultando o labor ao matador. Novilho sem opções que impossibilitou que 'Cuqui' pudesse mostrar as suas capacidades. Não foi permitida volta".

O festival foi aberto pelo cavaleiro António Prates com um bonito toiro de Falé Filipe "que permitiu alguns bons momentos ao cavaleiro mas faltando-lhe humilhar, tapando a saída e esperando no momento do ferro. Antonio Prates esteve dinâmico, conseguindo ferros de boa nota em especial o palmito que encerrou a lide. Foi premiado com volta ao ruedo".

A fechar, actuou o cavaleiro Joaquim Brito Paes, que enfrentou "o toiro mais bonito" de Falé Filipe. "Sem galopar e de investidas curtas o toiro evidenciou alguma mansidão procurando terrenos de tábuas. Veio a mais o toiro durante a lide ganhando tranco e mobilidade, intercalando momentos de casta e mansidão, transmitindo perigo e emoção para as bancadas. Joaquim Brito Paes optou por colocar os ferros a sesgo sendo o quarto um bom momento", escreve o cronista do "Tauronews", referindo que "o quinto ferro, de frente e em curto, foi o mais ovacionado da sua lide, arriscando e de verdade".

Os dois toiros lidados a cavalo foram pegados pelo Grupo de Forcados Amadores de Lisboa, no primeiro compromisso da temporada de celebração dos seus 80 anos. Martim Marques foi o autor da primeira pega, ao primeiro intento; e a segunda esteve a cargo de Miguel Santos, com espectaculosidade e muito valor, aguentando os fortes derrotes", destacando o cronista que temos estado a citar "a eficácia por parte do restante grupo".

O festival foi bem dirigido por Ricardo Dias, que esteve assessorado pelo médico veterinário Jorge Moreira da Silva.

Fotos D.R.

O empresário José Luis Gomes, Luis M. Bombeiro, Pedro Penedo
e o antigo matador López Chaves, apoderado de José Garrido.
Em baixo, Paco Duarte e António Ferrera