sexta-feira, 14 de novembro de 2025

Rui Bento ainda por terras de Espanha com Daniel Luque

Continua todo o mundo ansioso à espera do comunicado que virá oficializar as novas funções de Rui Bento na super-empresa mexicana Fusión Internacional por la Tauromaquia, mas, ao que o "Farpas" sabe, o mesmo só conhecerá a luz do dia na próxima semana. 

Trata-se de uma questão de estratégia dos empresários mexicanos, que ainda há duas semanas anunciaram o apoderamento do matador Daniel Luque e preferem espaçar as suas comunicações, não as anunciando em cima umas das outras.

Entretanto, Rui Bento continua por terras de Espanha e, como as fotos documentam, a acompanhar o matador Daniel Luque na sua preparação para a próxima campanha americana. 

Hoje mesmo, Rui Bento participa em Salamanca no almoço habitual que junta os grandes Maestros do toureio desta cidade espanhola, entre os quais Santiago Martín "El Viti" e Pedro Moya "Niño de la Capea".

Novidades, novidades, só mesmo na próxima semana!

Fotos Huertas




Ontem, 5ª feira: 20.538 leram o "Farpas"!

 

Visualizações
de páginas de hoje
 4 559
Visualizações 
de página de ontem
20 538
Visualizações de páginas 
no último mês
421 602
Histórico total 
de visualizações 
de páginas

51 601 128 


Campo Pequeno: Pombeiro & Charraz com parceria ainda em "stand by"

A propósito da notícia aqui publicada esta quarta-feira com as quatro datas de 2026 no Campo Pequeno, contactou-nos o empresário Luis Miguel Pombeiro (Ovação e Palmas), corrigindo que as corridas não serão todas à sexta-feira: a primeira de Agosto será na quinta-feira 6, e não na sexta 7, "para não coincidir com a primeira corrida da tradicional Feira de Alcochete".

Esclarece também Luis Miguel Pombeiro que não é ainda certa a continuidade da parceria que teve esta temporada com José Maria Charraz (ambos nas fotos de cima). "Ainda não nos sentámos à mesa para analisar as contas deste ano e decidir se continuamos a parceria no próximo" - informa o empresário.

Fotos M. Alvarenga

quinta-feira, 13 de novembro de 2025

André Ventura visitou a Feira da Golegã

Hoje, o candidato presidencial André Ventura, líder do Chega, fez furor na Feira da Golegã, que visitou na companhia, entre outros, dos também deputados José Dotti e Pedro Correia e de Rita Cotrim.

Fotos D.R./Rita Cotrim/Facebook e Vitor Borges da Costa/Facebook



V Gala da Tauromaquia: os não nomeados que deviam ter sido nomeados

Miguel Alvarenga - "Que deviam ter sido nomeados" é uma maneira de dizer. É apenas e só a minha opinião. Tenho direito a expressá-la, pese embora o facto de o júri ter decidido, pelo que está decidido e ponto final.

Este ano, para clarificar e não deixar dúvidas ou suspeitas ou mal entendidos, a organização da Gala da Tauromaquia (quinta edição), composta por Francisco Mendonça Mira, Nuno Santana e Diogo Toorn, nomeou júris para cada categoria, que foram quem elegeu os 60 nomeados ontem anunciados na Feira da Golegã na cerimónia que decorreu no Pavilhão Dr. Miguel Quina.

Não consegui estar presente, mas presumo que foram anunciados - ou que virão a sê-lo muito em breve - os membros de cada júri que elegeu os nomeados nas nove categorias: cavaleiro de alternativa; cavaleiro praticante/amador; matador de toiros; novilheiro; forcado; grupo de forcados; bandarilheiro/peão de Brega; empresa; e ganadaria.

Cabe agora ao público aficionado votar nos seus preferidos (os números de telefone para votar em cada nomeado já foram ontem divulgados) até ao dia 26 - e os vencedores (este ano, com dois prémios por cada categoria: triunfador do júri e triunfador do público) serão finalmente anunciados na V Gala da Tauromaquia, que se realiza no sábado 29 no Restaurante Kais, em Lisboa. A propósito: já marcou o seu lugar? Não perca tempo, não espere que esgote!

Na generalidade, concordo com a grande maioria dos nomeados - mas não vou deixar de apontar uma ou outra falha (do júri) por as considerar injustas. Todos temos a nossa opinião e todos temos direito a expressá-la. E é o que vou fazer.

Melhor cavaleiro de alternativa - estão nomeados oito. Concordo com todas as nomeações. E sei que não se podem nomear todos aqueles que mereciam ser nomeados. Não tirava nenhum dos oito. Por isso, não sei como se faria, mas... considero que é injusto não estar nomeado António Ribeiro Telles filho (foto) - que é, na minha opinião, um dos triunfadores desta temporada.

Melhor Cavaleiro Praticante/Amador - estão nomeados cinco (um deles, Duarte Fernandes, muito distanciado do pelotão da sua categoria). O luso-mexicano André Gonçalves, apenas com duas participações na temporada, em Paio Pires e Évora, está equiparado a praticante por ser rejoneador de novilhos. Ou seja, não há nenhum amador nomeado. E a meu ver, falta Mariana Avó (foto), a cavaleira praticante que mais toureou em Portugal e quase sempre com resultados positivos.

Melhor matador de toiros - estão cinco nomeados, só um português (Manuel Dias Gomes), dois espanhóis (Morante de la Puebla e Borja Jiménez), um peruano (Roca Rey) e um francês (Sebastián Castella), Concordo em absoluto com as quatro primeiras nomeações. Discordo da nomeação de Castella. O valoroso matador francês apresentou-se em Julho em Vila Franca na corrida mista das Festas do Colete Encarnado, tendo passado sem pena nem glória pela "Palha Blanco", não por falta de valor, mas sim pela pouca importância que os novilhotes que enfrentou deram (ou antes, não deram, retiraram) ao seu labor. Em lugar de Castella, devia estar nomeado o novo matador português Diogo Peseiro (foto). É a minha opinião. Triunfou em final de Abril em Almeirim, ao lado de Borja Jiménez, com "toiros de Madrid" da ganadaria Santa Maria; triunfou na Ilha Graciosa com dois toiros-toiros de cinco anos; e triunfou em Abiul. A sua presença na temporada portuguesa foi muito mais importante que a de Castella.

Melhor novilheiro - estão cinco nomeados, sendo que nesta categoria cabem os novilheiros com picadores (casos de Tomás Bastos, o mais destacado de todos; e do espanhol Javier Zulueta) e os novilheiros aspirantes (que estão uns degraus abaixo, casos dos principiantes Eduardo "Chibanga", João Fernandes e Vicente Sánchez). Portugal tem, além de Tomás Bastos, outro novilheiro na calha para se tornar matador: João D'Alva. Mas o facto de não ter toureado em nenhuma praça portuguesa retirou-lhe a possibilidade de ser nomeado. Pena.

Quanto às restantes categorias - bandarilheiro/peão de brega, empresa, grupo de forcados, forcado e ganadaria - concordo em absoluto com os nomeados e não tenho absolutamente nada a apontar.

Fotos M. Alvarenga e Pedro Batalha


Importante vitória da Tauromaquia em França

A Tauromaquia obteve esta quinta-feira uma clara e significativa vitória em França, onde 75% dos deputados da Assembleia Nacional derrotaram os anti-taurinos votando contra uma proposta do partido França Insubmissa e dos Verdes para activar uma lei contra os alegados maus tratos a animais que pretendia "castigar" as cidades taurinas (que "favorecem o maltrato"...), reduzindo-lhe os subsídios por parte do Estado em função do dinheiro que investem nos espectáculos taurinos.

A proposta foi votada e 75% dos deputados franceses votaram contra, frente a 25% que votaram a favor.

Esta votação reforça a importância da União das Cidades Taurinas de França como elemento fundamental nas relações entre o mundo tauromáquico e os grupos políticos do país.

Foto D.R.

Prof. Gorjão Clara sofre acidente na Golegã

O Prof. Gorjão Clara, reputado médico, uma das mais icónicas (e bem trajadas!) figuras da Feira Nacional do Cavalo, na Golegã, sofreu há uma semana um arreliador acidente quando um atrelado abalroou o seu cavalo e lhe provocou a queda, caindo o animal sobre a perna do cavaleiro e provocando-lhe a fractura do tornozelo. 

Aconteceu no segundo dia da estadia na Golegã de tão ilustre defensor das tradições equestres nacionais. Que mesmo assim e pese embora o facto de ter ficado com a sua feira estragada, não quis deixar de honrar com a sua presença o tradicional Cortejo dos Romeiros de São Martinho (foto).

O "Farpas" falou esta manhã com o Prof. Gorjão Clara, que se manifestou satisfeito e optimista com a recuperação da lesão no tornozelo - que não vai obrigar, felizmente, a ter que passar pelo bloco operatório.

Nas fotos de baixo, captadas pelo nosso companheiro Fernando José, vemos o Prof. Gorjão Clara ainda em grande forma e com a classe de sempre, numa das imagens com sua filha Rita, na passada sexta-feira, na sua primeira aparição na Feira da Golegã, 24 hora antes do acidente.

Renovamos os votos de rápido restabelecimento.

Fotos D.R./Município da Golegã/Facebook e Fernando José



Moita: troféu "Daniel do Nascimento" atribuído a título póstumo a Luis da Costa Santos

O troféu "Daniel do Nascimento", criado pela Sociedade Moitense de Tauromaquia, no âmbito da comemoração dos 75 anos da inauguração da praça de toiros com o mesmo nome, visa distinguir pessoas ou instituições que se notabilizem na defesa da cultura tauromáquica .

Foi atribuído, a título  póstumo, a Luís da Costa Santos, ilustre moitense e grande impulsionador da construção da praça de toiros “Daniel do Nascimento”.


Será entregue ao também distinto aficionado, seu neto, Dr. Elísio Summavielle, antigo Secretário de Estado da Cultura.


O acto decorrerá durante o jantar de entrega de prémios, relativos à feira taurina 2025 no dia 21 deste mês de Novembro.


Na foto, esboço do troféu, da autoria do escultor Alberto German.


Foto D.R.

Está feita a visita aquática à Golegã/2025

Miguel Alvarenga - Chovia que Deus a dava. A Feira da Golegã, mais os cavalinhos e a gente dos casaquinhos e chapelinhos verdes, mais os bêbedos da tradição, para mim, já têm muito pouca gracinha com sol, quanto mais com chuva... 

Tinha combinado ir ontem visitar a Exposição Temporária e o Museu Manuel dos Santos e, ao fim da tarde, ir ao Pavilhão Dr. Miguel Quina assistir ao anúncio dos nomeados da Gala da Tauromaquia.

Mas desta vez a minha incursão à Feira da Golegã ficou-se por um belíssimo almoço na Adega Ribatejana e por uma visita de médico ao recinto debaixo de água e temporal, coisa horrível. Na manga, andava um cavaleiro resistente, a que tirei esta foto (em cima)... Regressámos rapidamente a Lisboa, credo, cruzes, canhoto!

Está feita a visita aquática à Golegã/2025.

Fotos D.R.

México: Emiliano Gamero corta um rabo em Teocaltiche

Depois de mais uma campanha europeia triunfal - com digníssima passagem pela Monumental de Madrid e tardes e noites que marcaram a diferença em arenas de Portugal - Emiliano Gamero já está a viver em pleno e em sucesso a temporada mexicana.

Esta terça-feira teve um triunfo memorável em Teocaltiche, sendo ovacionado no primeiro toiro e premiado com as duas orelhas e o rabo do segundo, saindo em ombros com o matador Héctor Hernández (duas orelhas no primeiro toiro e uma no segundo) e o bezerista Manuel Quijas (duas orelhas e rabo). O matador Arturo Saldívar escutou palmas num toiro e cortou uma orelha no outro.

Foram lidados toiros de Cerro Viejo, de boa presença e bom jogo na generalidade.

Foto Emílio Méndez

Diogo Peseiro: para se ser Toureiro, a luta é diária!

Diogo Peseiro cuida-se todo o ano para tourear e triunfar! Para se ser Toureiro, a luta é diária!...

Foto D.R.

Morante em entrevista ao "New York Times": "Não é uma retirada definitiva, é só um descanso"

Numa entrevista ao jornal norte-americano "New York Times", o matador de toiros Morante de la Puebla afirma que o "corte de coleta" no passado dia 12 de Outubro em Las Ventas (Madrid), "não é uma retirada, é só um descanso".

O jornalista Jason Horowitz, correspondente em Espanha do "New York Times", assistiu em Madrid à inesperada retirada do génio do toureio a pé e quis saber os motivos desse gesto, daí nascendo esta entrevista que está desde ontem a dar muito que falar nos meios taurinos espanhóis e não só.

"Senti um esgotamento físico" - explica Morante, justificando: "Decidi parar, antes de cair".

"Não lhe chamemos uma retirada definitiva. É um descanso" - tranquilizou os milhares de admiradores.

Fotos D.R./"New Yor Times" e Canal Sur

Os nomeados da V Gala da Tauromaquia

Foi ontem ao final do dia, um dia chuvoso e desagradável que não convidava a andar pela Feira Nacional do Cavalo, que foram apresentados, num acto que decorreu no Pavilhão Dr. Miguel Quina, em pleno coração da Feira da Golegã, os 60 nomeados da V Gala da Tauromaquia, eleitos pelos júris de cada categoria.

O triunfador do júri em cada categoria já é conhecido - mas apenas da organização. Será anunciado ao público durante a Gala, que se realiza no próximo dia 29 em Lisboa no Restaurante Kais.

Este ano, como já foi anunciado, haverá dois prémios em cada categoria: triunfador do júri e triunfador do público.

Cabe a partir de agora ao público votar por telefonema (todos os números em baixo) para eleger os triunfadores - pode fazê-lo até ao próximo dia 26.

Mãos à obra!









Ontem, 4ª feira: 8.934 leram o "Farpas"

 

Visualizações
de páginas de hoje
 10
Visualizações 
de página de ontem
8 934
Visualizações de páginas 
no último mês
421 602
Histórico total 
de visualizações 
de páginas

51 576 041 


quarta-feira, 12 de novembro de 2025

Já marcou o seu lugar na Gala da Tauromaquia? Hoje ficamos a conhecer os nomeados!



As 4 datas do Campo Pequeno/2026

Já estão definidas as datas das quatro corridas que compõem em 2026 mais uma mini-temporada na praça de toiros do Campo Pequeno - serão as quatro à sexta-feira e praticamente nos mesmos dias das que se realizaram este ano.

A primeira corrida será a 10 de Julho; em Agosto haverá duas nos dias 7 e 21; e a última será a 4 de Setembro.

O empresário Luis Miguel Pombeiro (Ovação e Palmas) volta a estar associado, em parceria, a José Maria Charraz. E uma das corridas será mista, muito provavelmente outra vez com o matador peruano Roca Rey.

Foto M. Alvarenga

Mestre Luis Miguel da Veiga homenageado na 6ª feira na Feira da Golegã

Figura incontornável do toureiro equestre nacional, Mestre Luis Miguel da Veiga (foto de cima) vai ser homenageado na próxima sexta-feira, dia 14,na Feira Internacional do Cavalo Lusitano na Golegã, no ano em que comemora 59 anos de alternativa.

A homenagem decorrerá pelas 19 horas, no Arneiro da Tauromaquia será prestada pela organização da Feira Internacional do Cavalo Lusitano e da Feira de São Martinho, com os apoios da Câmara Municipal da Golegã e da Associação Nacional de Toureiros.

Do programa da Feira da Golegã, como aqui temos referido, faz também parte a Exposição “Manuel dos Santos e o São Martinho”, patente ao público no Museu Manuel dos Santos (frente à Igreja Matriz).

Fotos D.R.


Exposição "Manuel dos Santos e o
São Martinho" pode ser visitada
durante a Feira da Golegã

Se for à Golegã, beba um (uns) copo(s) no "Buba-Deiras"... mas não exagere!