Deverá decorrer na próxima semana, provavelmente em Alcochete na sede do Aposento do Barrete Verde, a assembleia-geral da Associação Nacional de Grupos de Forcados (ANGF).
Nessa reunião magna da associação que engloba a maioria dos grupos de forcados nacionais, deverá ser aprovada a entrada do Grupo de Forcados Amadores da Arruda dos Vinhos, esperando-se que venha também a ser levantado o veto decretado em início do ano passado à corrida do jornal "Farpas". É essa, ao que apurámos, a intenção da maioria dos cabos dos grupos representados na ANGF - em nome do bom senso e da união que tanto tem sido apregoada nos últimos tempos.
António Manuel Gonçalves, filho do saudoso empresário Manuel Gonçalves, aguarda serenamente pelos resultados dessa assembleia-geral para, por fim, contratar os grupos de forcados que deverão integrar o cartel da 11ª Corrida "Farpas", a realizar no dia 8 de Agosto na praça de toiros da Figueira da Foz (Coliseu Figueirense) e cujo cartel é formado pelos cavaleiros João Moura, Rui Fernandes e o praticante Tomás Pinto.
Miguel Alvarenga, director do semanário "Farpas", contactado há momentos, congratula-se com essa possibilidade:
"A impressão que tenho, pelas conversas que tenho mantido com António Manuel Gonçalves e com alguns cabos e ex-cabos de grupos de forcados, é a de que por fim existe o bom senso de pôr termo a esse veto, por forma a viabilizar a participação de dois grupos na nossa corrida. Reconheço que errei em algumas críticas eventualmente mais duras e talvez mesmo injustas, que fiz em tempos à ANGF, mas a verdade é que já paguei por isso ao longo de um ano e o clima actual é de calma e serenidade. O momento é de união e não de desunião. Formou-se a Federação PróToiro, devemos unir esforços para engrandecer e defender a nossa Festa. Não sei se o veto vai ser levantado ou não, mas tenho esperança que o seja e penso que essa será neste momento a intenção da maioria dos grupos de forcados. Espero que sim, que depois da guerra chegue finalmente a paz".
Foto Rita Barreiros