Ex-toureira é hoje empresária e apoderada |
Marie Sara com o marido no Festival de Cinema em Cannes |
A futura apoderada do cavaleiro português João Moura Jr. (ler notícia anterior), a francesa Marie Sara, de seu verdadeiro nome Marie Bourseiller, nasceu em Boulogne.Billancourt a 27 de Junho de 1964.
Filha de um encenador e de uma actriz, decidiu aos 16 anos tornar-se toureira (foto ao lado), sendo uma das primeiras cavaleiras tauromáquicas de França. Iniciou a sua carreira apoiada pelo antigo matador de toiros e empresário Simón Casas e pelo rejoneador espanhol Manuel Vidrié.
Recebeu a alternativa em Nimes, França, em 21 de Setembro de 1991, apadrinhada pela famosa Conchita Cintrón e confirmou-a em Madrid em 24 de Julho de 1994. Foi protagonista do filme "La Belle Histoire" ("A Bela História"), de Claude Lelouch, sobre a sua própria vida e em que encarnou o papel principal.
Marie Sara, que casou em 1995 com Henri Laconte, de quem tem uma filha, Sara Lune, separou-se dez anos depois. Em 2004 casou com Christophe Lambert, que apesar do mesmo nome, não é o famoso actor francês. É publicitário e conselheiro de comunicação política. Têm dois filhos, uma rapariga e um rapaz.
Retirada das arenas, Marie Sara tornou-se empresária tauromáquica, gerindo actualmente as praças francesas de Mont-de-Marsan e de Saintes Maries de la Mer. Nos últimos dois anos estreou-se como apoderada, formando dupla com o rejoneador espanhol Leonardo Hernández, de quem se viria a separar em Novembro, alegando "falta de tempo, devido à actividade empresarial". Mas, afinal...
As conversações para vir a apoderar João Moura Júnior (em cuja corrida de alternativa, em Nimes, toureou, ao lado do Maestro João Moura e de Andy Cartagena) iniciaram-se há poucas semanas e tiveram como mediador principal o conhecido bandarilheiro português Paco Duarte, antigo matador de toiros, taurino altamente prestigiado em Espanha e que ontem mesmo esteve em Mérida na reunião decisiva onde tudo ficou acordado.
Fotos Kristian Dowling/Getty Images Europe e D.R.