A Federação "Prótoiro" convidou o repórter fotográfico norueguês Rayner Johansen (foto ao lado) para uma visita guiada à praça de toiros do Campo Pequeno (fotos de cima).
Apaixonado pela Festa Brava desde a adolescência, Rayner Johansen "descobriu" a Tauromaquia através da leitura. Numa recente entrevista, explicava:
"Um autor norueguês chamado Louis Masterson, aliás 'Kjell Hallbing', escreveu três novelas sobre um jovem matador fazendo carreira no México revolucionário e isso entusiasmou-me. Mais adiante, Ernest Hemingway converteu-se num dos meus autores preferidos e uma vez mais chegaram-me através dele relatos sobre a cultura taurina. Sem ter visto uma única corrida de toiros, já levava a Festa no meu sangue. A primeira corrida a que assisti foi em 1984 em Pamplona. Considero-me um verdadeiro aficionado e hoje as minhas duas paixões são a fotografia e os toiros".
A primeira grande foto que tirou e o marcou, recorda, "foi uma estocada de Juan Bautista em Madrid, há alguns anos. A luz criava uma sombra perfeita que duplicava o toiro e o toureiro na arena".
Fotos Rayner Johansen e D.R.