Ana Batista (na foto) e os Forcados Amadores de Alenquer, com a pega de Carlos Miguel ao quinto toiro da tarde, ganharam esta tarde os troféus que contemplavam a "melhor lide" e a "melhor pega" na corrida que se realizou em Barcelos. Foi um grande espectáculo, com mais de três quartos da praça preenchidos por um público entusiasta, apesar de uma semana intensa de chuva e de uma manhã também molhada e apesar, sobretudo, da forte pressão exercida na cidade pelos anti-taurinos.
Os cavaleiros Joaquim Bastinhas e seu filho Marcos Bastinhas exibiram-se também em grande nível e os grupos de forcados de Cascais e de Coimbra ombrearam no sucesso da corrida com os de Alenquer, executando as pegas sem grande dificuldade, frente a toiros de Herdeiros de Cunhal Patrício, bem apresentados e que cumpriram na generalidade.
"O mais importante foi a vitória dos taurinos alcançada nesta corrida, frente às adversidades do tempo e às tentativas de boicote ensaiadas pelos anti-taurinos, que estiveram em manifestação à frente da praça com mais de 150 elementos. Mesmo assim, a corrida foi um êxito e o público correspondeu com a sua presença e entusiasmo, garantindo e assegurando a repetição da iniciativa no próximo ano" - salientou Jorge Vicente, cabo dos Forcados de Alenquer e um dos grandes dinamizadores desta triunfal corrida em Barcelos.
Foto D.R./Arquivo