Ao contrário do que por cá se passa, em que tudo é envolto no maior dos secretismos, o jornal espanhol "El Mundo" divulga hoje ao pormenor todos os "cachet's" que vão ser pagos no próximo dia 13 de Maio na corrida que se realizará na praça de Valladolid.
Ficamos a saber que os três matadores, Morante de la Puebla, José Maria "Manzanares" e Julián López "El Juli" receberão, cada um, 90.000 euros; os toiros são da ganadaria de García Jiménez, de Salamanca e custarão à empresa 40.000 euros. A estes valores acrescentam-se 4 mil euros de seguro (para o caso de chover), 4 mil para a cuadra de picadores, 7 mil para médicos e veterinários e 12 mil para a totalidade do pessoal de serviço na praça, totalizando as despesas fixas um valor de 350 mil euros.
Acresce noticiar que a Câmara Municipal (Ayuntamiento) contribuirá com 180 mil euros, que torna viável à empresa abraçar uma iniciativa destas com três das maiores figuras da actualidade. Não faltaram críticas da oposição ao apoio municipal à corrida, mas o alcalde (presidente da Câmara) de Valladolid, Javier León de la Riva, respondeu afirmando que "os toiros são cultura e por isso há que subsidiá-los, tal como se faz com a música, o teatro ou o desporto"e alegando que "se queremos ter toiros em Valladolid, esta verba não é desajustada".
Ora toma!
Foto "El Mundo"