O site espanhol www.mundotoro.com publica o seu "Especial de rejoneadores" e destaca, junto aos principais de Espanha, apenas três cavaleiros portugueses: João Moura Caetano, João Moura Jr. e Francisco Palha - ignorando pura e simplesmente (por quê?) a também triunfal campanha deste ano em arenas espanholas de outros ginetes lusos, nomeada e principalmente Rui Fernandes e também Ana Rita... O site dá ainda destaque a vários rejoneadores espanhóis e à francesa Lea Vicens.
Sobre João Moura Caetano, escreve o "mundotoro":
"Firmou uma das mais importantes temporadas da sua vida. Entre Portugal e Espanha toureou um total de 40 corridas, sendo no seu país natal onde mais triunfos logrou. Lidou seis toiros em Monforte, sua terra natal, um desafio que 'aceitei com medo, mas que depois saíu melhor do que havia sonhado'. Madrid foi a praça mais significativa de Espanha que o viu tourear, onde deu uma volta ao ruedo depois de o presidente lhe negar a orelha. Em Badajoz, sim, cortou uma orelha. Também esteve presente na despedida-surpresa de seu pai, Paulo Caetano, de quem diz conservar o conceito, ainda que com personalidade distinta. A chave do êxito deste ano, para ele, foi tourear com verdade".
Sobre João Moura Jr:
"João Moura filho reconhece-o desde logo ao fazer o balanço: 'Foi a temporada mais importante da minha carreira'. Basta recordar as suas actuações para o confirmar. Madrid, Valência, Nimes, Salamanca, Vitória... viram-no triunfar. Com o nome de uma dinastia, João Moura é muito mais que o filho de um mito do rejoneio. Jovem, mas já 'assente' no escalafón, segue crescendo, sem colocar limites. 2013 pode ser um grande ano para ele".
E sobre Francisco Palha, escreve o site espanhol:
"A sua irrupção no 'domingo de farolillos' de 2011 em Sevilha serviu a Francisco Palha para 'meter a cabeça' no nosso país.Um ano depois, o toureiro português não apenas se afirmou no escalafón espanhol, como se consolidou como um dos aspirantes mais sólidos à elite. Uma monta sóbria, um conceito clássico e um sentido do toureio puro e elegante serviram para chamar a atenção do aficionado mais exigente. A sua passagem pelas feiras do circuito onde pouco a pouco vai abrindo caminho e a sua importante confirmação em Santo Isidro (Madrid) - só 'emperrada' com o rojão de morte - são boa prova disso".
Fotos D.R./www.mundotoro.com