terça-feira, 2 de outubro de 2012

Fernando Hilário: a vida em livro

Fernando Hilário (à direita) em 1982 na Plaza México com Francisco Costa
e Miguel Alvarenga no sorteio, numa tarde de triunfo dos Forcados Lusitanos
na maior praça do mundo; e em baixo, em duas fotografias na mesma praça


Exclusivo "Farpas" - Fernando Hilário, uma das maiores glórias da forcadagem dos anos 70 e 80, vai ter a sua vida contada em livro. O projecto deverá conhecer a luz do dia no próximo ano e está sendo elaborado pelo antigo crítico taurino Virgílio Palma Fialho, contando com diversos excertos de reportagens de, entre outros, João Mascarenhas e Miguel Alvarenga, que no início dos anos 80 acompanharam uma das digressões ao México dos Forcados Amadores Lusitanos, grupo fundado e comandado por Hilário durante quatro temporadas e depois prosseguido por Francisco Costa Montezo.
Fernando Hilário iniciou-se como forcado no antigo grupo do Colégio Nun'Álvares de Tomar, comandado ao tempo por Manuel Faia, passou pelos Amadores de Lisboa e destacou-se sobretudo como elemento dos Amadores de Montemor, que ainda hoje elege como "o seu grupo", ao tempo chefiado por António José Zuzarte. No início da década de 80 fundou os Forcados Lusitanos, inicialmente com o espírito de formar uma "selecção" composta por elementos de vários grupos para pegar no estrangeiro (Venezuela e México), mas que depois se tornou num dos grandes grupos desse tempo.
O livro, recheado de históricos momentos fotográficos, relatará a trajectória de glória de Fernando Hilário, tomarense, nas arenas e, segundo o próprio, "não será comercializado". Será apenas "uma edição para oferecer aos amigos".

Fotos D.R.