José Maria Cortes, de 29 anos, cabo do Grupo de Forcados Amadores de Montemor, está internado em estado grave, mas neste momento "estável", no Hospital do Litoral Alentejano, em Santiago do Cacém, depois de na última madrugada ter sofrido uma facada no coração durante uma rixa verificada em Alcácer do Sal, segundo a agência Lusa, numa tasquinha do recinto da Feira de Turismo e das Actividades Económicas (Pimel), uma organização da autarquia local.
O valente forcado (na foto ao lado e na de cima, na praça do Campo Pequeno, quinta-feira passada, onde executou brilhante e rija pega a um potente toiro da ganadaria de António Silva, dando aplaudida volta à arena com o cavaleiro David Oliveira e Sofia Silva, representante da ganadaria) foi atingido no coração, durante uma rixa que, segundo o jornal "Público", na sua edição online, envolveu cerca de 60 pessoas. As informações apontam para desacatos entre elementos dos Forcados de Montemor e indivíduos de raça cigana, oriundos da zona de Setúbal.
José Maria Cortes foi esfaqueado no coração e operado de madrugada no Hospital de Santiago do Cacém, encontrando-se na Unidade de Cuidados Intensivos, em coma induzido e em estado considerado grave, embora estável, sendo as próximas 48 horas decisivas para avaliar o seu estado de saúde. O forcado sofreu duas paragens cardíacas e a maior incógnita neste momento é saber se as mesmas lhe terão provocado lesões cerebrais.
Na rixa ficaram feridas 10 pessoas, entre as quais um elemento da GNR e outro forcado de Montemor, o jovem Francisco Borges (filho e sobrinho, respectivamente, doa antigos forcados do mesmo grupo Francisco e Agostinho Borges, este último actual director de corridas), que sofreu uma facada numa perna e se encontra já em casa. Há outro ferido em estado grave, cuja identidade não foi revelada, e que foi transferido para a Unidade de Neurocirurgia do Hospital de São José, em Lisboa.
Em declarações ao "Público", o tenente-coronel João Nortadas, do Comando Territorial de Setúbal da Guarda Nacional Republicana, informou que o desacato começou cerca de 5h45 e que a ordem só foi reposta no local próximo das 7h00, com a intervenção de 13 militares da GNR, tendo sido também mobilizados para o local os Bombeiros de Alcácer do Sal e a viatura médica de emergência e reanimação (VMER) do Hospital de Santiago do Cacém.
José Maria Cortes, casado, é filho do antigo cabo dos Amadores de Montemor, João Cortes.
Voltaremos ao assunto assim que possuirmos mais informações sobre o estado de saúde do jovem cabo dos Forcados de Montemor.
Fotos M. Alvarenga e Emílio de Jesus