O Maestro Joaquim Bastinhas voltou ontem às arenas em Paio Pires (Seixal), actuando pela primeira vez depois da trágica morte, na semana passada, do seu apoderado António Morgado - a cuja memória, brindando aos céus (foto ao lado) dedicou, emocionado, a sua primeira lide.
O público encheu praticamente as bancadas da praça portátil instalada em Paio Pires e a maestria de Bastinhas esteve em grande destaque face à dificuldade imposta pelos toiros de Dias Coutinho, o primeiro com seis anos (!) e os restantes com cinco, que foram todos mansos, ora refugiando-se nas tábuas, ora arrancando-se já com os cavalos na viagem, nunca atendendo aos cites dos cavaleiros - segundo informou Manuel Ribeiro.
Bastinhas destacou-se sobretudo no quarto da ordem com uma lide de imenso valor que o público premiou com duas voltas à arena na companhia do forcado. A registar também valorosas actuações de Tito Semedo e do colombiano Jacobo Botero, que actuou a substituir Marcos Bastinhas, ainda lesionado. Boas pegas dos Amadores de Lisboa e Amadores de Alcochete.
Joaquim Bastinhas volta a actuar esta noite em Setúbal, na corrida de gala à antiga portuguesa que se realiza a partir das 22 horas na praça "Carlos Relvas", alternando com Sónia Matias, Moura Caetano e a amadora Mara Pimenta.
Fotos Manuel Ribeiro