segunda-feira, 22 de junho de 2015

Balanço de um ano na presidência da ADoP: Rogério Jóia apertou cerco ao doping no desporto

Conhecido e respeitado director de corridas de toiros, antigo novilheiro amador,
Professor Universitário e inspector da Polícia Judiciária, Rogério Jóia é há um ano
presidente da Autoridade Antidopagem de Portugal e apresentou na 6ª feira os
resultados positivos deste seu novo e importante desafio
O Dia da Autoridade Antidopagem de Portugal passa a celebrar-se todos os anos
a 19 de Junho. Rogério Jóia fez na 6ª feira o balanço da sua actividade de um ano
como presidente da ADoP e foi louvado pelo jornal "Record" que o distinguiu
com a Medalha de Prata
Dr. Augusto Baganha, presidente do IPDJ e o secretário de Estado do Desporto
e Juventude, Dr. Emídio Guerreiro
Destacadas autoridades assistiram à cerimónia


Há menos doping no desporto nacional desde que, já lá vai um ano, o nosso bem conhecido Dr. Rogério Jóia assumiu o cargo de presidente da Autoridade Antidopagem de Portugal (ADoP). As contas de um ano de actividade foram apresentadas pelo próprio na sede da ADoP em Lisboa na última sexta-feira, 19 de Junho, que a partir de agora ficou institucionalizado como o Dia da ADoP, a celebrar todos os anos nesta mesma data.
Antigo novilheiro amador, destacado director de corridas de toiros, inspector da Polícia Judiciária e também Professor Universitário, Rogério Jóia reuniu na sexta-feira um vasto auditório (casa cheia) numa cerimónia que teve o alto patrocínio da Presidência do Conselho de Ministros e da Secretaria de Estado do Desporto e Juventude, tendo a seu lado, na mesa, o Dr. Augusto Baganha, presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e antiga glória nacional do basquetebol e o secretário de Estado do Desporto e Juventude, Dr. Emídio Guerreiro.
Entre a assistência, estiveram diversas personalidades de peso do desporto e não só, entre as quais o Dr. Raul Pacheco (director do Centro de Medicina Desportiva), o Dr. Luis Paes Antunes (presidente do Tribunal Arbitral do Desporto de Portugal), o Dr. Francisco Martins (chefe de gabinete do ministro Marques Guedes), o Prof. Eduardo Pereira (vice-reitor da Universidade de Lisboa), o Dr. Mário Dias (presidente do Instituto de Medicina Legal), o Dr. Carlos Anjos (presidente da Comissão de Vítimas de Crimes Violentos), o Dr. Carlos Farinha (director do Laboratório de Polícia Científica) e vários deputados, entre os quais o Dr. Paulo Cavaleiro e também o inspector da PJ, Filipe Pires.
Após uma alocução de cerca de 40 minutos, onde o presidente Rogério Jóia deu conta da sua obra durante o último ano, a marcante cerimónia foi encerrada pelo secretário de Estado do Desporto e Juventude, Dr. Emídio Guerreiro.
"Aumentámos em cerca de 50 atletas o número de controlos", referiu Rogério Jóia, especificando que em 2014 houve 363 atletas controlados, face aos 317 no ano anterior. O número de violações às normas antidopagem também diminuiu. Em 2014 verificaram-se 21 casos, face aos 33 de 2013, onde o atletismo (7 casos), futebol (5) e ciclismo (5) estavam à frente. Em 2014, o futebol e o atletismo tiveram apenas três casos positivos.
Esta cerimónia e o trabalho desenvolvido ao longo do último ano pela Autoridade Antidopagem de Portugal, presidida por Rogério Jóia, teve amplo reconhecimento na imprensa nacional, tendo inclusivamente o prestigiado jornal "Record" distinguido o nosso destacado director de corridas com a sua Medalha de Prata (recorte ao lado) - uma distinção que honra também o mundo dos toiros.

Fotos Emílio de Jesus/fotojornalistaemilio@gmail.com