O emblemático chapéu de Fernando Palha |
Viveu-se ontem na centenária praça "Palha Blanco", em Vila Franca de Xira, uma tarde de toiros recheada de emoções pelo peso e o simbolismo da grande figura cuja memória se homenageava: o ilustre e emblemático ganadeiro Fernando Palha, recentemente falecido.
A praça deveria ter enchido, mas registou uma boa entrada de cerca de três quartos, com os sectores de sombra replectos e algumas clareiras ao sol.
A corrida iniciou-se com a evocação do homenageado, quando a arena estava engalanada por campinos e no centro marcavam presença uma das filhas, Rola Palha e vários netos de Fernando Palha, bem como o maioral da sua ganadaria.
Artisticamente, foi uma grande tarde de toiros com triunfos repartidos pelos cavaleiros António Ribeiro Telles, Manuel Telles Bastos e Francisco Palha, todos eles em grande nível.
O Concurso de Ganadarias foi muito justamente ganho e sem um único protesto pelos toiros de Fernando Palha (bravura) e Canas Vigouroux (apresentação). O troféu "João Villaverde" para o melhor grupo foi também merecidamente atribuído aos Amadores das Caldas da Rainha, que o disputavam com o Grupo de Vila Franca.
A corrida foi muito bem dirigida por Rogério Jóia e ao intervalo, nos corredores da praça, foi prestada outra homenagem à memória de Fernando Palha, com o descerramento de uma placa e a intervenção de vários oradores. Os seis toiros foram brilhantemente recolhidos a cavalo pelos famosos campinos "Janica" e "Café", que também deram aplaudida volta à arena.
Fotos Emílio de Jesus/fotojornalistaemilio@gmail.com