Hugo Teixeira fotografado com o matador Fernando Roca Rey |
Fernando Roca Rey ladeado por José António Campuzano e seu irmão |
Andrés Roca Rey assistiu à estreia do irmão num camarote acompanhado por Luis Filipe Cochicho |
Doi momentos da faena de Fernando Roca Rey na arena imprópria para consumo da praça de Santo António das Areias |
Rui Salvador e Marcos Bastinhas (foto de baixo) exibiram-se em muito bom nível, sobretudo nos seus segundos toiros |
Hugo Teixeira - A estreia em Portugal do matador peruano Fernando Roca Rey (irmão do famoso Andrés Roca Rey) conduziu alguns aficionados ao toureio a pé a Santo António das Areias, Marvão (Portalegre), no sábado.
O irmão (Andrés) também marcou presença, mas na bancada, apoiado por uma canadiana, uma vez que está ainda a recuperar de uma recente colhida em Badajoz. Foi seu “companheiro de cartel” num camarote Luís Filipe Cochicho.
Antes, visitara no pátio de quadrilhas o seu irmão para o tal abraço, enquanto esse ultimava os últimos preparativos antes de pisar a arena pesadíssima daquela praça alentejana.
Ao longo da noite, Andrés Roca Rey foi por várias vezes brindado, tirou “carradas” de selfie’s com admiradores, enquanto, discretamente, assistia à prestação de seu irmão na arena.
Lidaram-se seis toiros de São Torcato (excelentes, com casta e a crescer os lidados a cavalo), sem recorrido e parados os dois destinados para o toureio a pé, graças também ao mau estado do piso… um verdadeiro batatal!
Aliás, já no festival de Abril, naquela mesma arena, o matador Manuel Dias Gomes também não conseguiu alcançar o triunfo com que sonhava por debater-se com essa condicionante. Grave!
O mesmo se passou este sábado com Fernando Roca Rey. Aquele piso tem que ser revisto!
Sem matéria por diante, fica a dúvida… e a vontade de ver este outro Roca Rey com todas as condições (piso e toiros) para mostrar a sua arte.
A noite fica também marcada por duas grandes atuações de Rui Salvador e Marcos Tenório Bastinhas. Estiveram enormes, com ferros de verdade, nas lides do quarto e quinto da ordem. O público tributou-lhes grandes ovações e na hora do “adeus”, o conclave pedia sempre mais um ferro… com fervor!
Salvador e Tenório estão num bom momento e isso ficou bem visível em Santo António das Areias.
No campo da forcadagem, a noite foi mais tranquila para os homens de Arronches. Foram solistas Fábio Rita à segunda tentativa e Duarte Gato ao primeiro intento.
Pelos Amadores de Coimbra pegaram João Eusébio à primeira e André Leal à terceira, após dobrar Ricardo Matos que efetuou uma tentativa.
Dirigiu com serenidade o festejo (cerca de meia casita) promovido pela empresa Toiros + o competente delegado técnico tauromáquico Marco Gomes.
Fotos Hugo Teixeira e Maria Mil-Homens