Filipe Pires, cabo fundador do Grupo de Forcados do Ramo Grande, despede-se na próxima 2ª feira após 10 anos de liderança |
Manuel Pires é o novo cabo e assume na 2ª feira a liderança do grupo |
Fundado há 10 anos e exactamente para comemorar o seu 10º aniversário, o Grupo de Forcados Amadores do Ramo Grande, da Praia da Vitória (Ilha Terceira), pega em solitário seis imponentes toiros da ganadaria dos Herdeiros do Dr. António Silva na próxima segunda-feira, dia 7, na Monumental de Angra do Heroísmo, na segunda grande corrida das Festas da Praia, em que actuam os cavaleiros Luis Rouxinol, Tiago Pamplona e João Moura Júnior.
Hoje, sexta-feira, realiza-se a primeira corrida das Festas da Praia da Vitória, com os cavaleiros João Moura Jr., João Pamplona e Luis Rouxinol Jr. (que faz a sua estreia na Terceira depois da alternativa) e os grupos de forcados de S. Manços, de Arronches e do Ramo Grande. Lidam-se (concurso de ganadarias) toiros de José Albino Fernandes, Luis Rocha e Silva Herculano e presta-se homenagem ao saudoso forcado António Gouveia, dos Amadores do Montijo, que morreu há 26 anos nesta mesma praça, vítima de colhida.
Na corrida da próxima segunda-feira, 7 de Agosto, despede-se o cabo fundador Filipe Pires, que passa o testemunho a Manuel Pires, destacado forcado do grupo e que o passa a chefiar.
A dois dias da passagem de testemunho, o cabo fundador e o futuro cabo falaram ao "Farpas".
Filipe Pires, que despe a jaqueta, diz-nos que "é com grande entusiasmo que vejo a corrida do próximo dia 7, sem dúvida uma corrida de grande significado pelos dez anos de História do grupo, pelo curro que temos pela frente e também por ser a última corrida em que estarei como cabo. É com um misto de emoções e grande expectativa que vejo o aproximar da data".
E acrescenta:
"Estou plenamente confiante no meu grupo tanto para dia 7 como para o futuro, saio com a consciência de deixar em boas mãos o grupo. O Manuel Pires tem tudo para elevar o nome do Ramo Grande, é claro que terá sempre o meu apoio em tudo o que for preciso. Espero no dia 7 uma boa corrida de toiros, que o público saia satisfeito e que seja uma grande noite de triunfos para todos. Que Deus reparta sorte!".
Para Manuel Pires, que dia 7 será o novo cabo, "assumir a liderança do Grupo do Ramo Grande é, sem dúvida, um grande orgulho, mas acima de tudo uma enorme responsabilidade por liderer um grupo de Homens e de Amigos como este. Suceder ao cabo Filipe Pires, fundador do grupo, é também um grande desafio e aumenta ainda mais esta responsabilidade, por tudo aquilo que nos ensinou e pelo extraordinário líder que foi durante os últimos dez anos".
Esta corrida de segunda-feira, acrescenta o futuro cabo, "tem um significado muito especial para todo o grupo, pois para além da despedida do nosso cabo, o grupo encerra-se com seis toiros da ganadaria dos Herdeiros do Dr. António Silva, o que é, sem dúvida, um grande desafio, Espero contribuir para que a História do Grupo de Forcados Amadores do Ramo Grande continue a enriquecer e que estes dez anos de existência sejam apenas o preâmbulo de uma longa e gloriosa História".
Fotos J. Edgardo Vieira e D.R./@GFA do Ramo Grande