quinta-feira, 25 de abril de 2019

José Manuel Pinto também homenageado no domingo no festival de Sobral de Monte Agraço

Mário Coelho, Armando Soares e José Manuel Pinto, três dos matadores de
toiros representantes de três décadas de toureio que no próximo domingo vão
ser homenageados no festival taurino de Sobral de Monte Agraço
José Manuel Pinto fotografado nos anos 70 na praça do Campo Pequeno e, em
baixo, uma entrevista com o toureiro na revista "Flama"

O matador de toiros José Manuel Pinto é um dos doze representantes de três importantes décadas do toureio a pé nacional (1950-1980) que no próximo domingo, 28, vão ser homenageados pela Tertúlia Tauromáquica Sobralense e pelo empresário José Luis Gomes no festival taurino que se realiza a partir das 17 horas na praça de Sobral de Monte Agraço.
Natural das Caldas da Rainha, José Manuel Pinto dedicou 35 anos da sua vida à arte tauromáquica, tendo actuado nos quatro cantos do mundo: Portugal, Espanha, México, Colômbia, Perú, Equador e Estados Unidos da América (Califórnia).
Tomou a alternativa de matador de toiros na praça espanhola de Cáceres em 19 de Agosto de 1973, apadrinhado pelo Maestro António Bienvenida com o testemunho de José Luis Parada.
Em meados dos anos 70, rumou à Califórnia depois de adquirir e levar uma praça de toiros portátil, tendo sido um dos pioneiros da organização de corridas de toiros nos Estados Unidos, onde casou e viveu alguns anos. Regressou depois a Portugal e este domingo vai ser um dos matadores de toiros homenageados no festival de Sobral de Monte Agraço.
O festejo tem cartel composto pelos cavaleiros Rui Salvador, David Gomes e o praticante Joaquim Brito Paes, os matadores António João Ferreira, Nuno Casquinha e Manuel Dias Gomes e os Forcados Amadores de Santarém, que enfrentarão seis novilhos-toiros da ganadaria Calejo Pires.

Fotos D.R.