António Vaz Paulo (Pintar com Luz Lda): "O fotógrafo João Dinis cumpriu com o seu dever profissional!" |
Hugo Calado com Maria João Mil-Homens na Monumental de Badajoz |
Momento da aparatosa colhida do cavaleiro (já retirado) João Pedro Cerejo em Agosto de 2011 na praça de toiros da Figueira da Foz, momento captado por Hugo Calado |
Os repórteres fotográficos taurinos e a polémica do publicar ou ocultar fotos de tragédias nas arenas. Nas redes sociais, as opiniões dividem-se
António Vaz Paulo, um dos melhores fotojornalistas taurinos da actualidade, comentou ontem no Facebook o artigo de Miguel Alvarenga "Breves considerações sobre o Manifesto Anti-Dinis", ontem aqui publicado:
"Maestro Miguel Alvarenga a colocar o dedo na ferida!
Um dia questionei o Sr. Gerard Castello-Lopes:
Fotografar ou socorrer ?
Respondeu-me você está ao serviço de um orgão de comunicação, está a ser pago por ele, está ali para fotografar e para captar tudo.
Você é enfermeiro, médico ou bombeiro? Você está a ser pago e foi escolhido para fazer o seu trabalho que é registar tudo e mostrar tudo, com imparcialidade... Os seus olhos, são os olhos dos leitores... Não tem que socorrer, porque tambem o vai fazer mal.
Ficou-me para sempre este ensinamento, numa altura em que frequentava a Escola ARCO, em Lisboa, e aspirava ser fotojornalista, profissão que não existe em Portugal !
Todos os meus formandos sabem esta história de cor e salteado.
Maestro Miguel Alvarenga boa chamada de atenção!
Quanto ao fotógrafo João Dinis cumpriu com o seu dever profissional!
Este é o meu Mestre na fotografia de reportagem... Robert Capa...
https://pro.magnumphotos.com/C.aspx…".
Também Hugo Calado, director do mais antigo site de tauromaquia nacional, o toureio.pt, nos enviou esta mensagem:
"Na sequência do que se tem escrito sobre fotografias, aplaudo-o pelo que tem escrito, pois aqui nem se está a defender x ou y, mas a nossa profissão de jornalista".
Mas nem todos têm a mesma opinião. A de Nuno Almeida, outro bom repórter taurino, defende o contrário num comentário publicado no Facebook:
"Por essas e por outras é que eu digo que não sou fotógrafo... eu capto momentos... não tiro fotografias... não estou na Festa para mostrar a desgraça! De mim não vão ver colhidas e afins.... mas isso sou eu... cada um está na Festa como quer (...) Estou na Festa pela Festa! Não pela desgraça...".
Fotos M. Alvarenga, D.R. e Robert Capa/Magnum