Vila Franca vive esta tarde a sua corrida do Colete Encarnado aguardada com justificada expectativa e onde se lidam toiros da ganadaria São Torcato, depois da "noite de terror" que causaram ontem em Coruche: dois cavaleiros no hospital, um forcado em estado grave e um cavalo célebre que teve que ser abatido. Viveu-se o outro lado da moeda da Festa. Espera-se que hoje a tarde seja de triunfos
Grande expectativa para a corrida desta tarde em Vila Franca de Xira, onde se vão lidar seis imponentes toiros da ganadaria São Torcato, de Joaquim Alves de Andrade, menos de 24 horas depois dos estragos que exemplares da mesma divisa causaram ontem em Coruche, uma noite de verdadeira tragédia (a outra face da moeda da Festa Brava) em que os cavaleiros Ana Batista e Moura Jr. sofreram aparatosas colhidas e tiveram que se assistidos no Hospital de Santarém e em que o forcado Luis Fera, do Aposento da Moita, veio transportado de helicóptero pelo INEM para o Hospital de São José, onde se encontra ainda em estado grave, mas estável, havendo ainda a registar a morte do cavalo craque "Xeque-Mate" de João Moura Jr., que teve que ser abatido depois de partir uma pata traseira.
Os toiros de São Torcato para esta tarde na "Palha Blanco", na corrida mista das Festas do Colete Encarnado, já estão devidamente aprovados, pesados e sorteados (cartaz em cima).
António Telles lidará a abrir praça o toiro nº 352 com 485 quilos e em quarto lugar o nº 324 com o peso de 525 quilos (o maior). Francisco Palha enfrenta o segundo da ordem com o nº 355 e o peso de 490 quilos e em quinto lugar lida o nº 348 com 480. Estes toiros serão pegados peos forcados do valoroso Grupo de Amadores de Vila Franca, capitaneado por Vasco Pereira. Quanto ao matador António João Ferreira, enfrenta em terceiro lugar o toiro nº 367 com 460 quilos e em último o nº 342 com 470.
Como sobreros estão os toiros nº 335 com 480 quilos e nº 365 com 450.
Fotos D.R. e João Silva/cortesia R.L. Tauromaquia