domingo, 5 de dezembro de 2021

Família e amigos no último adeus a Manuel Andrade Guerra

A Família e os amigos despediram-se esta manhã de Manuel Andrade Guerra numa simbólica e comovente cerimónia que antecedeu a cremação no Cemitério dos Olivais, em Lisboa.

Bonitas e marcantes  as palavras do Padre que celebrou a cerimónia religiosa, enaltecendo a vida do já saudoso jornalista e escritor, a que se seguiram as intervenções de seus filhos Fernanda Teresa e Baltazar lembrando com emotivas recordações a trajectória nesta vida do Pai e do Amigo - que em todos nós deixou marcas.

Presentes os cavaleiros tauromáquicos Mestre Luis Miguel da Veiga e sua Mulher, Luíza Freixo da Veiga, João Salgueiro e seu filho João Salgueiro da Costa, o matador Rui Bento, os críticos taurinos Maurício Vale, Paulo Pereira e Miguel Alvarenga, Vitor Escudero, o antigo bandarilheiro e director de corrida Francisco Farinha, Iñigo Hurtado (filho do também saudoso José Maria Hurtado, crítico e escritor taurino espanhol, que foi grande amigo de Manuel nos tempos em que foi director-geral em Portugal da seguradora Mapfre Vida), Francisco Godinho Cabral (presidente da Real Tertúlia D. Miguel I, de que Manuel era Presidente Emérito) e alguns membros da Real Tertúlia e do Grupo Tauromáquico "Sector 1", bem como o General João Manuel Mariz Fernandes (ilustre membro do Clube dos Combatentes, outra instituição fundada e presidida por Andrade Guerra) e amigos mais próximos do nosso Querido Manuel.

Inconsolável, mantendo uma postura de muita dignidade, a "Tucha" (o Anjo da Guarda do Manuel durante uma vida inteira), os filhos, netos, genro e cunhados de Andrade Guerra tiveram a seu lado neste momento difícil todos aqueles que foram em vida os verdadeiros amigos de sempre.

A urna estava coberta com a bandeira da Real Tertúlia Tauromáquica D. Miguel I - simbolizando duas das paixões e das grandes causas que Manuel Andrade Guerra defendeu e honrou ao longo da sua vida, a Monarquia e a Tauromaquia.

Na próxima sexta-feira 10 de Dezembro é celebrada a Santa Missa de 7º dia às 19h00 na Igreja de São João de Deus, em Lisboa (Praça de Londres)

Que em paz descanse.

Fotos D.R. e Emílio de Jesus/Arquivo