quarta-feira, 20 de abril de 2022

As 6 pegas aos Palhas na 2ª feira em Sousel

Grupo de Arronches pegou os dois Palhas à primeira

Como já aqui se referiu, a propósito de muitas críticas dadas à estampa por aficionados nas redes sociais, a tradicional corrida de toiros de segunda-feira de Páscoa em Sousel, na pequena praça (e pequeníssima arena) que tem o nome do saudoso e emblemático cavaleiro local Pedro Louceiro, é há muitos anos um espectáculo "sui generis", diferente de tudo, marcado por "copos a mais" e alguma "inquietação" do público, que vai às bancadas para se divertir de outra forma e com um postura bem diferente da que assume noutras praças e em todas as outras corridas da temporada. 

Quem lá vai, tem que ir preparado para aquela "dança". O que não impede - não pode impedir - que se tenha que cumprir o Regulamento, sobretudo no que diz respeito ao comportamento do público nas bancadas - aqui, em permanente alvoroço e em constantes andanças de copo na mão para baixo e para cima. Enfim... É preciso ter muita pachorra para assistir a esta corrida diferente em Sousel...

Na segunda-feira passada, a festa foi igual e a tradição cumpriu-se, voltando a dizer nada aos costumes. A praça registou uma agradável enchente - o que prova que há quem goste desta corrida diferente!

Lidaram-se seis sérios toiros da ganadaria Palha - que eram o grande atractivo desta corrida promovida pela veterana e séria empresa Toiros & Tauromaquia, precisamente por se lidarem naquela que é uma das mais pequeninas arenas do país - e por duas vezes o maioral foi chamado a dar a volta à arena, o que atesta sobre a excelente qualidade dos exemplares que a centenária divisa mandou a Sousel.

Actuaram, estando os três à altura das dificuldades impostas pelos exigentes Palhas, cada qual ao seu estilo, todos triunfando e divertindo o público, os cavaleiros Gonçalo Fernandes, Marcelo Mendes e Ana Rita.

Não tiveram tarefa fácil os três grupos de forcados, mas mesmo assim levaram o barco a bom porto e honraram os seus pergaminhos. Pelos Amadores do Ribatejo pegaram Bruno Inácio à terceira tentativa e André Laranjinha à primeira; pelos de Arronches foram caras Gonçalo Ludovico e Rafael Pimenta, ambos concretizando ao primeiro intento e com o grupo a ajudar na perfeição; e pelos de Monforte pegaram Gonçalo Parreira à segunda e João Franjoso à quarta.

Fique agora com os momentos das seus pegas, numa reportagem de José Canhoto.

Fotos José Canhoto









Primeiro Palha pegado à terceira por Bruno Inácio à terceira



Segunda pega concretizada à primeira por Gonçalo Ludovico
dos Amadores de Arronches








Gonçalo Parreira (Monforte) pegou o terceiro toiro à segunda



André Laranjinha (Ribatejo) na quarta pega, à primeira


Pega rija de Rafael Pimenta (Arronches) ao quinto, à primeira










Último Palha pegado à quarta por João Franjoso (Monforte)