Consagração absoluta de "Juanito" ontem em Zafra como primeira Figura do toureio actual numa tarde de máxima competição com duas das maiores estrelas das arenas, Morante de la Puebla e Roca Rey, em que indultou o toiro "Luminito" de Álvaro Nuñez, primeiro do seu lote, provocando a loucura total nas bancadas e sendo simbolicamente premiado com o rabo e as duas orelhas - troféus máximos, a que juntou depois mais uma orelha do último toiro da corrida.
Se dúvidas alguém ainda tivesse, "Juanito" dissipou-as todas ontem: alcançou o patamar de cima, está feito um figurão entre os primeiros de Espanha - e Portugal tem por fim, novamente, uma primeiríssima figura na alta roda do toureio mundial. As fotos falam por si e dispensam mais comentários.
Morante de la Puebla, com quem vai repartir cartel na próxima quarta-feira 5 de Outubro (feriado nacional) em Vila Franca de Xira, foi ovacionado nos seus dois toiros; e Andrés Roca Rey cortou as duas orelhas a cada um dos toiros do seu lote, saindo em ombros com "Juanito".
Já a seguir, não perca todas as fotos da Sinfonia de Arte que "Juanito" deu ontem em Zafra, entrando, com o toiro "Luminito", na História da praça de toiros fronteiriça - e na História desta temporada em Espanha.
Fotos D.R./cortesia João Silva "Juanito"