Vítima de doença prolongada, morreu no último sábado em Córdoba o antigo matador de toiros Manuel Rodríguez Requena "El Chato Lora", toureiro que teve o saudoso diestro luso Amadeu dos Anjos como testemunha da sua alternativa em 1965.
Embora nascido em Carmona, viveu desde a infância em Lora del Rio, para onde seus pais foram viver. Debutou com picadores em Córdoba ao lado de Paco Raigón e de Manuel Benítez "El Cordobés", de quem se tornou grande amigo e com quem viria depois a tourear muitas tardes. Em Junho de 1929 debutou em Las Ventas, Madrid.
Tomou a alternativa na praça de Sant Feliu de Guíxols a 5 de Setembro de 1965, apadrinhado por Dámaso Gómez, com o testemunho, como atrás referimos, do português Amadeu dos Anjos, frente a toiros de Javier Solis, de Casablanca.
Manuel Rodríguez Requena toureou pela última vez no final dos anos 60 em Sarria (Lugo), ao lado de "El Cordobés" e Palomo Linares.
Uma comitiva de toureiros de Córdoba encabeçada por Manuel Benítez "El Cordobés" prestou homenagem a Manuel Rodríguez Requena no seu funeral, este domingo. O caixão contendo os restos mortais do saudoso matador deu uma última volta à arena da praça de Córdoba e saíu depois pela porta grande.
Fotos Ladis e mundotoro.com
"El Cordobés" (à esquerda) acompanhando o funeral do amigo na última volta à arena da praça de Córdoba. Em baixo, Manuel Benítez e Manuel Requena num tentadero nos anos 60 |