Com a presença da maioria dos artistas e cabos dos grupos de forcados que vão actuar nas quatro corridas - exceptuando os Hermosos de Mendoza e os matadores Morante de la Puebla (à mesma hora a ser observado no Hospital de Leiria, em virtude da colhida que sofreu domingo em Vila Franca) e Cayetano Ordoñez, impossibilitados de estar presentes -, o empresário Luis Miguel Pombeiro (Ovação e Palmas) fez ontem ao final da tarde a apresentação oficial à imprensa dos cartazes da temporada do Campo Pequeno.
Na altura em que se fotografaram os toureiros e forcados junto aos cartazes das corridas em que participam, já não estavam presentes os cavaleiros Moura Caetano e Marcos Bastinhas, que entretanto se foram embora, razão pela qual aqui não aparecem retratados.
Marcaram presença os cabos de seis dos sete grupos de forcados anunciados para as corridas do Campo Pequeno: Francisco Graciosa (Santarém) e Vasco Pereira (Vila Franca); José Maria Caeiro (Évora), Pedro Maria Gomes (Lisboa), Leonardo Mathias (Aposento da Moita) e Paulo Loução (Cascais). Não esteve na apresentação dos cartéis nenhum representante dos Amadores de Montemor, que pegam na noite de 24 de Agosto.
Quanto a ganadeiros dos que estão anunciados para as corridas de Lisboa, marcaram presença Joaquim Grave, os Ribeiro Telles e Moura Caetano.
O acto teve lugar no Restaurante Vicente (Carne Alentejana) na praça de toiros, depois de momentos antes ter decorrido no Salão Nobre, como aqui referimos, a apresentação do novo canal televisivo Mundotoro TV - que transmitirá em directo as duas corridas da Feira Taurina de Lisboa (7 e 8 de Setembro) e provavelmente poderá também marcar presença, antes disso, em mais duas corridas da temporada nacional.
Acompanhado de sua Mulher, Vera, e da sua equipa de funcionários (o filho Guilherme e Tiago Martins), Luis Miguel Pombeiro (foto de cima) manifestou ao "Farpas" a sua satisfação pelo dever cumprido: não é fácil montar uma temporada de apenas quatro corridas e agradar a gregos e troianos, mas a realidade é que os quatro elencos deste ano estão superiormente rematados e as quatro corridas prometem ser quatro grandes acontecimentos.
Como já é do conhecimento público, a primeira corrida será no próximo dia 14 (sexta-feira, 21h45), com cartel formado pela Família Ribeiro Telles na noite de alternativa de António (filho) e da comemoração do 40º aniversário da alternativa de seu Pai, António Ribeiro Telles e da celebração dos 80 anos de toureio do saudoso Mestre David.
Actuam António Telles, Manuel Telles Bastos, João Telles, António Telles (filho) e Tristão Telles de Queiroz - que lidarão o sexto toiro em conjunto, à moda da Torrinha. Pegam os forcados de Santarém e Vila Franca e lidam-se toiros de Ribeiro Telles.
A segunda corrida será a 24 de Agosto (quinta-feira, também às 21h45), com seis toiros de Murteira Grave, os cavaleiros João Moura Jr. e Francisco Palha, o rejoneador Andrés Romero e os forcados de Montemor e Évora.
Em Setembro, nos dias 7 e 8 (quinta e sexta-feira, 21h45) terão lugar as duas corridas da Feira Taurina de Lisboa (ambas transmitidas em directo para 97 países pelo canal Mundotoro TV).
No dia 7 toureiam os cavaleiros João Moura Caetano e Marcos Bastinhas com três toiros de Irmãos Moura Caetano (um lidado a duo) e, a pé, vêm de Espanha os matadores Morante de la Puebla e Cayetano Rivera Ordoñez, que lidarão quatro toiros de uma ganadaria espanhola por designar. Os três toiros lidados a cavalo serão pegados pelos Amadores de Lisboa.
Na sexta 8, para encerramento da temporada lisboeta, será uma corrida de gala à antiga portuguesa (com o guarda-roupa e os adereços históricos da emblemática empresa António de Paula Lopes, Herds. Lda., fundada em 1800; e com a participação da Charanga e elementos da GNR) com quatro cavaleiros e dois rejoneadores: Luis Rouxinol, Pablo Hermoso de Mendoza, Duarte Pinto, Miguel Moura, Luis Rouxinol Jr. e Guillermo Hermoso de Mendoza. Lidam-se seis toiros da ganadaria Charrua e pegam os forcados do Aposento da Moita e de Cascais.
Fotos M. Alvarenga
Os cinco Ribeiro Telles da primeira corrida |
Elísio Summavielle, Joaquim Grave e Manuel Telles Bastos |
Miguel Moura e sua Mulher |
Os Rouxinóis e Nelson Cigarro |
Francisco Cano, cabo fundador do GFA de Cascais (há 42 anos) com o cabo actual Paulo Loução e o ex-cabo José L. Zambujeira |
Leonardo Mathias, Pedro M. Gomes, João Lucas e Vasco Pereira |
Os cabos dos grupos de forcados de Santarém, V. Franca, Évora, Lisboa, Aposento da Moita e Cascais |
12 dos 16 cavaleiros presentes nas quatro corridas |
Os cavaleiros João Moura Jr, F. Palha e Andrés Romero com o ganadeiro Joaquim Grave (corrida de 24 de Agosto) |
Quatro cavaleiros da Gala de Setembro: Duarte Pinto, os Rouxinóis e Miguel Moura. Faltaram só os Hermosos ontem |
Pedro Maria Gomes, cabo do GFA de Lisboa (ao meio), ladeado por dois antigos forcados, Francisco Mira e João Lucas, junto ao cartaz da corrida de 7 de Setembro |
GFA de Cascais (cabo actual e dois ex-cabos, o fundador Francisco Cano e José Luis Zambujeira) junto ao cartaz da corrida de 8 de Setembro |
A equipa do canal Mundotoro TV ontem no Campo Pequeno |