Após muitos anos de ausência, o toureio a pé vai voltar à praça de toiros de Évora - onde teve em tempos grande tradição e imenso esplendor (na praça antiga), chegando mesmo a realizar-se um dos seus célebres concursos de ganadarias só com matadores.
O regresso dessa tradição acontecerá a 23 de Março no muito esperado festival taurino da Gala da Tauromaquia - cujo cartel vai estar composto maioritariamente pelos toureiros que foram galardoados na edição de Dezembro (III Gala da Tauromaquia).
Actuarão quatro cavaleiros e dois espadas e uma Selecção de Forcados composta por antigas glórias.
O cavaleiro João Moura Júnior foi, no final do ano, o primeiro artista a ser anunciado como cabeça de cartaz do festival de 23 de Março em Évora. Hoje, a Associação Gala da Tauromaquia EIT deu a conhecer a presença do matador de toiros Manuel Dias Gomes (fotos), eleito o melhor do ano na Gala de Dezembro.
Falta conhecer quem serão os outros três cavaleiros e o segundo espada do elenco - muito embora tudo aponte para que este seja Tomás Bastos, vencedor na Gala na classe de novilheiro. A total composição do cartel será conhecida no próximo dia 1 de Fevereiro, data da abertura oficial da nossa temporada com o primeiro festival em Mourão.
O dia será preenchido com várias iniciativas. Pela manhã haverá o Dia do Forcado às 11h00 (organização da empresa Nepe), durante a tarde o Festival Taurino às 16h00 e à noite o jantar com Festa que será o culminar de um dia pleno de afición e convívio.
Venda de bilhetes em breve - Não falte e apoie iniciativa! Vamos ter um dia inesquecível!
Fotos M. Alvarenga e D.R.