Dedicamos agora este bloco especial aos melhores momentos das memoráveis e emotivas actuações do Maestro Rui Salvador esta quinta-feira no Campo Pequeno, frente a toiros de verdade da ganadaria de Dr. António Silva - naquela que fica para a História como a sua última noite na primeira praça do país, na temporada em que comemora 40 anos de alternativa (recebida nesta mesma praça) e em que se despede em definitivo das arenas.
Uma coisa ficou escrita, para que não restassem quaisquer dúvidas: Rui Salvador podia cá continuar por muitos e bons anos. Está num momento incrível. Despede-se em grande - e em alta.
Dedicou a sua primeira lide ao amigo e apoderado de uma vida - José Carlos Amorim, o último Grande Senhor que resta de uma época de grande elevação na tauromaquia (que desapareceu por completo): e dedicou a sua última lide ao público - que durante 40 anos o aplaudiu, o respeitou e o aclamou como uma das grandes Figuras do Toureio a Cavalo.
Foi uma noite de muitas emoções - e o público de Lisboa homenageou o inspiradíssimo Rui Salvador e a sua carreira de glória com uma da mais calorosas e demoradas ovações ali registada nos últimos anos.
O Toureiro emocionou-se, correram-lhe lágrimas pelo rosto e no final foi passeado em ombros na arena pelos seus três companheiros de cartel, Rui Fernandes, Francisco Palha e Miguel Moura (cujos melhores momentos das suas respectivas actuações aqui mostraremos a seguir).
Ao intervalo da corrida, Rui Salvador foi homenageado pelos empresários Luis Miguel Pombeiro, Jorge Dias e Samuel Silva, que o agraciaram com lembranças alusivas à efeméride que o cavaleiro de Tomar está a celebrar, os 40 anos de alternativa, acto a que se associaram os grupos de forcados que actuaram na corrida, os Amadores de Évora e de Coruche, nas pessoas dos seus respectivos cabos, José Maria Caeiro e João Prates Ferreira, que também entregaram lembranças ao cavaleiro - momento de que mais logo aqui publicaremos todas as fotos.
O crítico taurino António Lúcio recordou em bonitas palavras a carreira de glória de Rui Salvador - e desta vez todos ouviram na perfeição. O som do Campo Pequeno, como já aqui se referiu, tem dias...
Esta corrida de quinta-feira em Lisboa, onde se lidaram oito toiros do Dr. António Silva (um dos melhores e mais bem rematados curros que se viram nesta temporada), foi um dos grandes momentos do ano. Tão cedo não vai ser esquecida.
Fotos M. Alvarenga