segunda-feira, 9 de setembro de 2024

Aficion nortenha está viva e para durar: lotação esgotada ontem em Ponte de Lima

Grande sucesso da Tauromaquia a norte ontem na corrida realizada em praça portátil em Ponte de Lima, por ocasião das Feiras Novas/2024 - com grandes triunfos dos cavaleiros Filipe Gonçalves e João Moura Caetano, que tourearam mano-a-mano, e dos forcados de Alcochete e Académicos de Coimbra, frente a toiros de nota alta das ganadarias de Paulo Caetano e Irmãos Moura Caetano.

O cavaleiro Filipe Gonçalves, que foi, pelo segundo ano consecutivo, um dos grandes impulsionadores desta corrida em Ponte de Lima, congratulou-se, em declarações ao "Farpas", pelo êxito de mais esta iniciativa e, sobre o facto de se ter esgotado a lotação da praça, disse-nos que "foi fundamental isto ter acontecido".

"A corrida foi um verdadeiro sucesso, teve um ambiente único aficionado a mostrar a força que a tauromaquia continua a ter no Norte, onde está viva e para durar" - disse-nos o cavaleiro algarvio, acrescentando:

"Um êxito artístico enorme com os toiros de Paulo Caetano a evidenciar um grande momento da ganadaria, com o meu primeiro e ir para trás, indultado, de regresso ao campo, com imensa transmissão. O mano-a-mano com João Moura Caetano foi um grande sucesso, os forcados estiveram muito bem. Estamos gratos aos aficionados que vieram da Póvoa de Varzim, de Baião, de Fafe, de Guimarães, de Vila do Conde, de Barcelos e também a todos os de Ponte de Lima que estiveram presentes a apoiar a tauromaquia. Não podemos deixar morrer esta aficion, é responsabilidade de todos nós dar continuidade!".

Filipe Gonçalves brilhou ontem sobretudo com o cavalo "Mónaco" (video em cima), segundo ele, "o primeiro cavalo do mundo sem cabeçada a fazer piruetas pela esquerda na cara de um toiro".

Moura Caetano, a viver um momento de grande esplendor na sua carreira, com triunfos sucessivos em praças de Portugal e de Espanha, bordou ontem o toureio com actuações de muita arte e temple.

Fotos Simão Brites e video D.R.

Filipe Gonçalves e Moura Caetano: tarde de triunfo a Norte