Programa da alternativa de José Lupi há 53 anos no Campo Pequeno |
53 anos depois de ali ter recebido a alternativa das mãos de Mestre João Branco Núncio, o emblemático cavaleiro José Samuel Lupi (fotos) é homenageado esta quinta-feira, dia 13, no Campo Pequeno ao início da Corrida de Gala à Antiga Portuguesa que encerra a temporada na primeira praça do país e que será transmitida em directo pela RTP1.
O famoso cavaleiro que nos anos 60 e 70 abriu portas ao toureio a cavalo em Espanha, formando com os irmãos Ángel e Rafael Peralta e com Álvarito Domecq o famoso "Quarteto da Apoteose", vai receber na arena do Campo Pequeno o honroso Galardão Prestígio que lhe foi muito justa e merecidamente outorgado pela Administração da praça de toiros lisboeta.
José Samuel Lupi recebeu a alternativa de cavaleiro tauromáquico há 53 anos na praça do Campo Pequeno, a 6 de Junho de 1963 (programa em cima), na corrida de inauguração das nocturnas dessa temporada. O empresário era Manuel dos Santos. Mestre João Núncio concedeu a alternativa a José Lupi, sendo testemunhas os cavaleiros Manuel Conde e David Ribeiro Telles e ainda os grupos de forcados de Santarém e Montemor, então comandados respectivamente por Ricardo Rhodes Sérgio e Joaquim José Capoulas. Lidaram-se toiros de D. Diogo Passanha.
Fotos D.R. e Emílio de Jesus